CEO, advogada, proprietária do grupo varejista Magazine Luíza e dona de uma fortuna avaliada em mais de R$ 1 bilhão, segundo a Forbes, Luiza Trajano foi oficialmente reconhecida como cidadã alagoana. A concessão do título de Cidadã Honorária de Alagoas foi proposta pela deputada estadual Gabi Gonçalves (PP) e entregue a Luiza Trajano durante solenidade realizada na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (29). Na ocasião, outras cinco empreendedoras do estado também foram homenageadas com a comenda de Mérito Vera Arruda.
Além de Luiza Trajano, a Casa de Tavares Bastos homenageou com a comenda as empreendedoras alagoanas: Sandra Regina Cavalcante, estilista de renome internacional; a empreendedora Emanuely Vital, conhecida como Manu Cabelos; a alagoana Maria Luana Cícera, conhecida como Luana Souza e que possui uma linha de maquiagem; a empreendedora Mônica Casado, dona da rede de salões Fios; e Ariely Cinara, referência na área de Lash Designer. Elas foram escolhidas em uma propositura de autoria da deputada estadual Gabi Gonçalves (PP).
Leia também
Sobre a concessão do Título de Cidadã Honorária de Alagoas, Luíza Trajano, que já é Cidadã de Maceió, comentou que, no estado alagoano, se sente em casa e ressaltou as belezas naturais.
“Eu tenho recebido títulos em vários estados do Nordeste. Eu vou ser sincera: eu acho até que eu mereço, porque eu amo o Nordeste. Para mim, eu nasci aqui. Quando eu chego aqui, parece que eu sou daqui. Acho até que mereço, mas aumenta minha responsabilidade. Eu já tenho título de Cidadã de Maceió, agora de Alagoas. E não tem mar mais bonito do que o de Alagoas. Então eu fico muito feliz”, comentou a empresária.
Luiza ressaltou que há 1.400 unidades de suas lojas espalhadas pelo Brasil e, em todas elas, ao longo de 26 anos, as equipes cantam o Hino Nacional, reforçando o seu amor e orgulho pelo País. “É um amor e uma crença nos brasileiros muito grande”.
A empresária lembrou também que ela nunca teve medo de enfrentar o novo: seja com as novas tecnologias ou com as estratégias de marketing e de vendas em suas lojas. Luiza afirmou que sempre abraçou o novo, respeitando as suas origens.
“Eu venho de uma família que o novo nunca meteu medo. Se experimenta, vê no que dá, mas valorizando sempre seu passado. A gente tem que buscar o caminho da gente, mas saber que teve alguém que plantou. A minha tia plantou a primeira loja que eu nunca ia conseguir fazer, mas depois também a gente conseguiu trabalhar. A modernidade é um espírito de ser. Você aprender a usar, experimentar o novo. Então eu venho de uma família que eu nunca levei vantagem nenhuma. O novo sempre foi um experimento para nós”, considerou ela.
A deputada Gabi Gonçalves, autora da proposta de homenagem para seis empresárias, afirmou que, por meio do empreendedorismo, Luiza Trajano contribuiu com o Estado de Alagoas.
“Hoje é dia de celebrar a trajetória de tantas outras, mas, em especial, trazendo Luíza para Alagoas. Mostrar que ela também contribui com nosso Estado. O quão importante tudo o que ela vem trazendo para cá. De reconhecer, agradecer, saber quem realmente contribui. Hoje Luíza é oficialmente alagoana e a gente se sente muito feliz em viver este grande dia ao Lado de Luíza e de mais cinco mulheres que também recebem a Comenda de Mérito Vera Arruda”, pontuou a deputada.
Luíza Trajano, que começou no Magazine como funcionária e passou por vários departamentos, atualmente, é Presidente do Conselho Administrativo do grupo e comanda a holding Magazine Luiza. Em 2021, Ela foi considerada como uma das 25 mulheres mais influentes do mundo pelo jornal britânico Financial Times.
Confira as outras empreendedoras homenageadas:
Mônica Casado, que recebeu a comenda de mérito Vera Arruda, é dona da rede de salões de beleza Fios. Possuindo mais de 200 funcionários, ela é responsável também pela formação técnica de centenas de profissionais da área.
Já a empresária Luana Souza oferta serviços de maquiagem e oferece cursos profissionalizantes, contando com mais de 5 mil alunos formados em seu Studio.
Sandra Cavalcante, por sua vez, é uma estilista reconhecida internacionalmente. Há 30 anos, ela incorpora características artesanais em suas peças, dando ênfase à história e cultura de Marechal Deodoro.
Outra homenageada durante a solenidade foi Ariely Vasconcelos. Natural de Rio Largo, ela é formada em Estética e Cosmética, abrindo um studio para levar esses serviços aos clientes. A equipe de sua clínica é composta, unicamente, por mulheres. Agora ela pretende abrir mais uma unidade na capital.
Emanuely Vital também foi uma das cinco homenageadas. Ela é proprietária do salão Manu Cabelos, considerado como um dos maiores salões afro, contando com 30 colaboradores, 100 clientes e 1.200 clientes cadastrados.