Na convenção que oficializou a candidatura à reeleição de Luciano Barbosa para a Prefeitura de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, nesta segunda-feira (5), o MDB acabou com o mistério em torno da composição majoritária. A atual vice-prefeita, Rutineide Pereira Melo, a Rute Nezinho (Progressistas), manteve-se no posto.
No momento, Luciano Barbosa destacou o respeito e a importância do diálogo com o eleitor.
Leia também
“Não existe campanha fácil. Quem disser isso vai tá querendo negar a realidade. Toda campanha exige que você tenha pelo menos respeito pelo eleitor. Se tiver dez, um ou três candidatos, pouco importa. O que importa é o seu papel diante de um eleitorado que chega a 150 mil eleitores. Você tem que ter a capacidade de dialogar com eles, se vincular a eles, percorrer bairros, povoados, comunidades, para que as pessoas saibam o que você pensa. Não que eu fiz, mas o que nós pretendemos fazer”, afirmou o gestor municipal.
A convenção, na sede do partido, no bairro Caititus, de maneira cartorial (sem festa), estava marcada para às 9h, mas começou com mais de seis horas de atraso.
Rute Nezinho é irmã do deputado estadual Ricardo Nezinho e do vereador Rogério Nezinho, ambos do MDB. A aliança representa a força que a família Nezinho tem no Agreste e o prestígio com o governo de Luciano Barbosa.
Além do MDB, a base de Luciano Barbosa é composta pelos partidos Progressistas, PSB, Podemos, Federação PT/PV/PCdoB, e União Brasil.
Com um mandato aprovado pela população, sem polêmicas em torno da vice, Luciano apostou na solução caseira e na proximidade com os atuais aliados. Em 2020, a chapa Luciano e Rute saiu vitoriosa, com 59.249 votos, representando 54,56% do total válido.
Outras opções de vice eram cogitadas para 2024, mas foram deixadas de lado. Especulava-se - e com fundamento - que a candidata a vice-prefeita do MDB em Arapiraca seria a ex-prefeita e ex-deputada federal Célia Rocha, de quem Luciano sempre foi historicamente aliado.
Esta hipótese ficou mais evidente quando Célia reapareceu publicamente ao lado do prefeito e do senador Rodrigo Cunha (Podemos), em um evento público da cidade.
Outro nome bastante comentado era do ex-vice-prefeito e ex-secretário de Governo de Luciano Barbosa, Yale Fernandes, também do MDB. No prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, ele se desincompatibilizou do cargo na gestão e estava apto para compor na majoritária. O diálogo, no entanto, não evoluiu, mas Yale segue firme na defesa do atual prefeito e deve se engajar na campanha à reeleição.
Por fora, a Câmara Municipal de Arapiraca se reuniu e indicou o nome do vereador Leo Saturnino, do MDB, para ser vice. A discussão em torno dele foi liderada pelo presidente do Legislativo, vereador Sérgio do Sindicato (União Brasil), e tinha a simpatia do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas).