Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Lobão promete gestão humanizada e programa de habitação popular em Maceió

Candidato foi sabatinado no programa Boletim Gazeta e apresentou as ideias para administrar a cidade


				
					Lobão promete gestão humanizada e programa de habitação popular em Maceió
Lobão promete gestão humanizada e programa de habitação popular em Maceió. Patrícia Barros

O candidato a prefeito de Maceió, Lobão (Solidariedade), prometeu implantar um programa de habitação popular, caso seja eleito, que prevê a reforma e a construção de casas ou residenciais para dar condições dignas à população mais carente. Ele foi sabatinado no programa Boletim Gazeta, na Gazeta News, na manhã desta terça-feira (3), e apresentou as ideias para administrar a capital.

Lobão prometeu exterminar as moradias precárias no município. “Eu já morei em barracos e sei a realidade. Por isso, quando eu assumir, vamos acabar com os barracos em Maceió. Quero lançar aqui o programa Casa Digna para dar condições de as pessoas morarem em um lar adequado e seguro”, anunciou.

Leia também

Ele garantiu agir com sensibilidade e criatividade para evitar a favelização da cidade, permitindo que as famílias morem próximas dos locais de trabalho, afastando o processo de retorno aos antigos barracos. Ele também prometeu colocar em prática um projeto de elevação do nível das ruas e das casas em áreas com histórico de inundação e afundamento.

“Vamos providenciar a estruturação de canais e agir na Lagoa Mundaú, propondo um consórcio com as cidades vizinhas e o Governo do Estado para revitalizar aquele estuário, que é o esgoto de Maceió. Por isso, vamos implantar o Projeto Revitaliza a Lagoa Mundaú”, destaca.

Na sabatina, o candidato foi questionado sobre os motivos que o levam a ser prefeito de Maceió. Na resposta, disse que assume o desafio pelo fato de, como vereador, não ter sido atendido pela gestão municipal nos pleitos que fez. Além disso, quer quebrar o paradigma de que sempre vai se colocar para governar “o filho do rico e quem tem sobrenome”. Ele se classifica como filho da periferia e exalta a experiência como parlamentar.

Ele citou os requerimentos para implantação de ciclovia na Fernandes Lima, banheiros públicos na orla, castramóvel e ar-condicionado nas escolas como sendo iniciativas de sua autoria, no passado, que foram colocadas em prática posteriormente por outros gestores.

Pesquisas

Acerca do resultado da pesquisa Quaest/TV Gazeta, que o coloca empatado com Rafael Brito (MDB) em 4%, bem atrás de JHC (PL), Lobão avisa que vai trabalhar para crescer nas intenções de voto e avalia positivamente o levantamento. “Tenho uma estrutura mínima e estou indo às ruas, panfletando e apresentando o programa de governo, contendo os compromissos que firmei para a gestão.”

Lobão comentou sobre a alta rejeição que possui, segundo a pesquisa, e disse confiar que o eleitor mudará de concepção na medida em que a campanha avançar. Ele prometeu construir um novo mercado da produção e revitalizar o entorno, incluindo o mercado do artesanato, com equipamentos públicos.

Saúde

Para a saúde, respondeu que o foco é investir na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e usar a comunicação da prefeitura para promover saúde preventiva, incentivar alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Também prometeu instalar uma central de exames para regular e agilizar a marcação dos procedimentos, reduzindo a fila de espera nos postos.

Educação

Na educação, listou a implantação de escolas em tempo integral. “As crianças vão passar a manhã estudando e, no contraturno, praticar alguma atividade esportiva. Também vamos reformar as escolas municipais. Um aluno custa uma média de 7 mil para a gestão, diferente do valor que uma família paga por criança em uma escola particular em Maceió. Algo de errado não está certo”, afirmou..

Ele garantiu ter mandato único e produtivo, trabalhando para resolver questões urgentes de mobilidade. “Vamos abrir novas vias, ampliar a frota de ônibus, trocar modelo para BRT e criar faixa exclusiva para motos. Em quatro anos, não se chegou uma passarela na cidade, uma ponte e um viaduto. Só temos duas passarelas (Cepa e Ufal). Vamos otimizar o transporte ferroviário em modelo diferente, que não concorra com os carros. Defendo que seja em formato suspenso e o recurso será via diálogo com o Governo do Estado e com o Governo Federal”.

Turismo

E, no turismo, Lobão disse que vai concentrar um grande esforço. “Pretendemos melhorar a cidade em vários aspectos e investir na boa divulgação de Maceió lá fora, como um local bem cuidado. Além disso, vamos ampliar os eventos, competir com Caruaru no São João e com Salvador e Recife no carnaval.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X