A noite desta terça-feira (10) será marcada por uma celebração à trajetória e às contribuições do ministro Humberto Martins para o Direito Federal. A partir das 18h30, no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ), será lançado o livro “Direito Federal Interpretado – Estudos em Homenagem ao Ministro Humberto Martins”.
A obra, organizada por Otavio Luiz Rodrigues Júnior e Jadson Santana de Sousa, reúne análises de renomados juristas sobre temas relevantes da área, oferecendo uma visão aprofundada e interpretativa da jurisprudência do STJ. O prefácio, assinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, destaca a importância do homenageado e a qualidade dos trabalhos reunidos.
Leia também
Sobre a homenagem, Martins agradeceu a todos que operam o sistema de justiça para o fortalecimento do Estado de Direito.
“Este momento de homenagem é motivo de grande alegria, pois me permite refletir com satisfação sobre minha trajetória, com mais de 18 anos como ministro do Tribunal da Cidadania. É profundamente gratificante saber que tantos amigos e amigas contribuíram com artigos para compor esta obra. Expresso minha imensa gratidão, primeiramente a Deus, à minha família, ao meu País, especialmente ao Estado de Alagoas”, disse.
O livro versa sobre temas contemporâneos de direito público, privado e processual civil, explorando as diversas questões analisadas pelo STJ.
“Humberto Martins é um homem que transforma a existência daqueles que o conhecem com duas qualidades intrínsecas a seu espírito: humildade e lealdade”, afirmou Toffoli em trecho do prefácio.
Ministro marcou época no STJ
Natural de Maceió (AL), o ministro Humberto Martins completou 18 anos de atuação no STJ, tendo presidido a Corte no biênio 2020-2022.
Sua trajetória na Justiça é marcada por uma intensa atividade jurisdicional e por importantes contribuições para o aprimoramento do sistema jurídico brasileiro.
O evento de lançamento do livro contará com a presença de autoridades, magistrados, advogados e demais operadores do Direito, que poderão adquirir a publicação e trocar ideias sobre os temas abordados.