Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Justiça determina bloqueio de R$ 17 milhões de Cristiano Matheus

Ex-prefeito de Marechal Deodoro é acusado de desviar contribuição de segurados da previdência

O rombo deixado pelo ex-prefeito Cristiano Matheus no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município de Marechal Deodoro, no valor de R$ 17,5 milhões, deve ser ressarcido aos cofres públicos.

A determinação é da juíza Juliana Batistel Guimarães Alencar, que também expediu ordem para que os bens do ex-gestor fiquem indisponíveis até o valor que foi desviado da contribuição dos servidores.

Leia também

Na mesma ação, também responde de forma solidária a ex-gestora do RPPS, Gisela Maria Torres Tenório Cavalcante. À época, por estar no comando da autarquia, ela teria agido para colaborar com os atos de improbidade.

Além de determinar o bloqueio dos bens, há pedido para a quebra de sigilo bancário de Matheus entre anos de 2014 e 2105, bem como a quebra do sigilo fiscal no mesmo período.

O principal objetivo da Justiça, a partir de agora, é tentar rastrear e reaver o dinheiro que foi descontado e não repassado aos cofres públicos.

A Gazetaweb buscou contato com pessoas próximas ao ex-prefeito, mas os celulares fornecidos não estavam ligados.

O caso

De acordo com apuração e a abertura do processo, em 2010, quando foi concluído o relatório da Ação Civil Pública por Improbidade, à época elaborado pelo Ministério Público Federal (MPF/AL), foi detectada uma rede de desvios em diversas áreas, a exemplo do Regime Próprio de Previdência Social.

Nesse mesmo período, surgiram irregularidade envolvendo o uso de recursos públicos para a compra de merenda escolar, por meio do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas