Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Juiz absolve deputado federal Arthur Lira e decreta nulidade de provas

Justiça decretou nulidade das provas que motivaram a denúncia da Procuradoria Geral da República

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi absolvido da acusação de "rachadinha" na Assembleia Legislativa o Estado (ALE). A decisão foi assinada pelo juiz Carlos Henrique Pita Duarte, na última quinta-feira (3).

A acusação da "rachadinha", um esquema de apropriação de parte do salários de servidores quando ele era deputado estadual, entre os anos de 2003 e 2006, foi feita pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi encaminhada ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

Leia também

A absolvição aconteceu no mesmo dia em que foi tornada pública a denúncia que indicava que Lira havia comandado o esquema quando era deputado estadual na ALE. Os promotores designados para atuar no caso informaram, por meio de nota, que vão recorrer e classificaram a decisão como "equivocada".

De acordo com a sentença de 1º grau que absolveu Lira, as provas utilizadas na acusação são ilícitas, e por isso não poderiam ser consideradas na análise do processo. Essa absolvição é referente ao processo criminal. Arthur Lira já foi condenado em um processo cível também por desvio de recursos na ALE-AL, mas recorre da sentença. O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) determinou em outubro o envio deste processo cível para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas o processo ainda não foi enviado, segundo o TJ-AL, porque o procedimento envolve conversão de arquivos e o processo tem muitos arquivos.

Lira é o líder do Centrão e foi um dos principais articuladores da aproximação do grupo com o presidente Jair Bolsonaro. Atualmente, ele articula nos bastidores a própria candidatura à presidência da Casa.

Em entrevista à CNN, o deputado celebrou a decisão e falou sobre o cenário político.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas