Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

JHC lança o “Brota na Grota”, que levará serviços para comunidades

Ao todo, 13 secretarias vão estar inseridas no programa, que vai ocorrer simultaneamente em todas as regiões de grota do município

O prefeito JHC lançou, nesta quarta-feira (25), o programa “Brota na Grota”, que vai levar diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de Maceió para as comunidades mais carentes. Ao todo, 13 secretarias vão estar inseridas no programa, que vai ocorrer simultaneamente em todas as regiões de grota do município.

Na oportunidade, JHC destacou que o programa prevê melhorias para os moradores, como recursos para empreendedores locais, cursos profissionalizantes, que vão ajudar a inserir jovens no mercado de trabalho, além do combate à desigualdade social.

“O Brota na Grota surgiu como uma oportunidade para aqueles que moram nas grotas e queriam empreender, então, a prefeitura vai dar recursos para que eles possam empreender ou melhorar seu negócio, sobretudo as mulheres, e cursos de capacitação para essa juventude se inserir no mercado de trabalho, vamos ofertar mil cursos de tecnologia para esses jovens”, disse o prefeito.

Artigos Relacionados

“Nós fomos além e colocamos 12 pastas para poderem integrar esse comitê e a gente fazer esses investimentos na vida dessas pessoas. Nós vamos trazer todo tipo que a prefeitura tem para as grotas, nosso objetivo é combater as desigualdades sociais, essa injustiça histórica, conhecendo a territorialidade e entendendo que não é porque você nasceu numa grota, que você não vai ter as mesmas chances de quem nasceu em outra localidade da nossa cidade”, ressaltou.

O programa consiste em levar os serviços oferecidos pelas secretarias para dentro das comunidades, fazendo com que esses moradores tenham assistência aos programas municipais como a CNH Social, o Saúde da Gente, de forma mais rápida e fácil.

“Nesse lugar que nós estamos não se podia entrar. Aqui tinha muito lixo, pocilgas, então, a gente começou a mudar e por isso a alegria da comunidade quando a gente vem para a grota porque vê a transformação surgindo. Estamos aqui ao lago do Vale do Reginaldo, do Renasce Salgadinho e essas pessoa não tinham coleta de lixo, hoje tem regularmente, tudo isso são transformações na vida dessas pessoa que, para algumas partes da cidade, pareciam coisas comuns, mas eles sequer eram escutados e agora passam a ser atendidos”.

Programa consiste em levar os serviços oferecidos pelas secretarias para dentro das comunidades
Programa consiste em levar os serviços oferecidos pelas secretarias para dentro das comunidades | Foto: Secom Maceió

Os serviços serão levados para todas as grotas simultaneamente. “As pastas vão estar divididas. Vamos ter, por exemplo, de três a quatro pastas todas as semanas visitando alguma localidade, fora os investimentos que serão permanentes, como o programa de reformas de casas, uma quadra de esporte, a casa de saúde que pretendemos lançar”.

Dentre as ações ofertadas no programa estarão a CNH Social, o Empreende Mulher, o Passe Livre Estudantil. Na infraestrutura, serão construídas escadarias e pontes, reformas de casas. Na área da saúde será desenvolvido o Saúde nas Grotas, ampliando os serviços existentes. Haverá uma série de ações voltadas ao esporte, iluminação e também na área da cultura.

“O grande diferencial desse programa é que, além da estrutura física, é necessário trazer essa mudança da relação da prefeitura com a comunidade, onde não se chegava o atendimento, onde se tem dificuldade de equipamentos públicos. O nosso maior patrimônio, que o ativo humano que nós temos, ele vai até essas comunidades e vai prestar o atendimento da mesma maneira, diminuindo o déficit desses atendimentos”, finalizou JHC.

Prefeito JHC lançou o programa nesta quarta (25)
Prefeito JHC lançou o programa nesta quarta (25) | Foto: Secom Maceió

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas