O prefeito JHC (PL) explicou, antes de sua diplomação, na manhã desta sexta-feira (13), sobre a ideia da faixa verde que foi implementada no bairro Ponta Verde, na última quarta (11). Ela está localizada na Avenida Silvio Carlos Viana, proibindo o estacionamento de veículos.
Questionado, JHC disse que a ideia é um experimento e que tem como principal objetivo recuperar a região, considerada um parque linear.
Leia também
“A cidade é um laboratório. Acho que a gente não tem a necessidade de ter uma ideia fixa sobre absolutamente tudo. A gente testa essas iniciativas. Como das outras vezes, toda mudança causa um desconforto. O que a gente pretende é recuperar aquele canteiro central porque ali é um parque linear que as pessoas não aproveitam", afirmou ele.
Segundo o prefeito, no final, as melhores medidas ficarão como legado para a população maceioense. "É um privilégio para a gente ter aquela área na nossa cidade. Agora, vamos poder reestruturar e repensar todo aquele espaço para as pessoas. A cidade é feita para as pessoas. A gente respeita o estatuto das cidades, todo o plano nacional de mobilidade. As cidades caminháveis são muito melhores para se viver. Vamos acompanhando e tenho certeza que, no final, a melhor medida, o que for melhor para a população, é o que vai ficar como legado".
Nessa quinta (12), a Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou a solicitação de revogação da decisão. A medida foi motivada pelas reclamações de diversos segmentos do setor produtivo. O pedido segue para análise da Prefeitura de Maceió.
MP cobrou explicações
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) também cobrou da Prefeitura de Maceió explicações sobre a instalação de uma nova faixa verde.
A 66ª Promotoria de Justiça da Capital, que atua nas demandas de urbanismo, instaurou uma Notícia de Fato. O objetivo é apurar a ampliação da faixa verde.
A promotoria enviou um ofício ao superintendente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), André Costa, solicitando informações detalhadas, além da apresentação do projeto técnico que fundamenta as alterações e as justificativas das decisões adotadas.