Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Janja celebra recuperação de Lula: “Meu boy é impressionante”

Presidente Lula passou por cirurgias no quadril e nas pálpebras nessa sexta-feira (29/9), e está internado em Brasília

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, celebrou, neste sábado (30), a recuperação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mandatário, de 77 anos, passou por cirurgias no quadril e na pálpebra, nessa sexta-feira (29/9), e tem apresentado avanços satisfatórios nos procedimentos pós-operatórios.

“Por aqui tudo muitoooo bem. Meu boy é impressionante”, escreveu a primeira-dama.

Leia também

Lula está internado no hospital particular Sírio-Libanês, em Brasília, onde fez o procedimento. A expectativa é de que ele receba alta no início da próxima semana, e saia caminhando da unidade de saúde.

Segundo o boletim médico mais recente do petista, divulgado nesta manhã, Lula passou bem a primeira noite após as operações, já deu os primeiros passos e deu início aos exercícios de fisioterapia.

O presidente foi submetido a uma cirurgia de artroplastia total de quadril à direita, para tratar uma artrose e, também, a uma blefaroplastia, para a retirada de excesso na pálpebra. Os procedimentos foram bem-sucedidos e ele não precisou ser encaminhado à unidade de terapia intensiva (UTI), sendo encaminhado diretamente para o quarto, no início da noite.

“O paciente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido na data de ontem, 29/9, a cirurgia de artroplastia total de quadril à direita e também a blefaroplastia. Passou a noite estável, caminhou pela manhã e realizou sessões de fisioterapia. Permanece internado em apartamento”, informa o boletim.

Pós-cirúrgico e recuperação

O procedimento cirúrgico ortopédico ao qual o presidente foi submetido é chamado artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. Na prática, a operação consiste na substituição da articulação lesionada por uma prótese.

Segundo o ortopedista Giancarlo Polesello, a alta do presidente dependerá do andamento da recuperação, que varia conforme o organismo do paciente. A expectativa, porém, é de uma melhora rápida, em função do quadro de saúde do mandatário. “Ele tem uma musculatura extremamente forte, faz exercício e é extremamente saudável”, prosseguiu Polesello.

“Logo que o paciente recobra a consciência, a gente começa os exercícios no leito mesmo. Conforme os dias vão passando e a dor vai cedendo, vamos evoluindo nesses exercícios, no fortalecimento muscular. Ao ponto que, entre 4 e 6 semanas, é esperado que já tenha boa cicatrização dos tecidos operados e que já esteja andando com carga total e com equilíbrio suficiente para as atividades do dia a dia”, detalhou o médico.

Enquanto estiver se recuperando, Lula será ensinado a fazer exercícios sozinho e assistidos pelo fisioterapeuta. A tolerância para os exercícios varia. O petista também ficará impossibilitado de viajar até o fim da cicatrização, prevista para durar seis semanas, em função do risco de trombose.

Ao todo, Lula deve ficar quase dois meses sem viajar durante o período de convalescença. O próximo compromisso internacional do presidente ocorrerá no final de novembro, na 28ª Cúpula do Clima (COP) da ONU nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. Ele passará pela Alemanha na volta da viagem.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X