Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Itamaraty diz que não tem orçamento para trazer corpo de alagoana

Modelo Gleise Graciela morreu em 30 de janeiro, durante abordagem policial

A morte da modelo alagoana Gleise Graciela Firmiano, de 30 anos, durante uma abordagem policial na Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), é cercada de dúvidas e perguntas sem resposta dos familiares, mais de 30 dias após a morte. E o cenário complica ainda mais após o Ministério das Relações Exteriores (MRE) apontar que não dispõe de orçamento para trazer o corpo para o Brasil.

A família de Gleise não acredita na versão das autoridades americanas de que a vítima foi baleada ao reagir a uma abordagem policial. Eles pedem ajuda do governo federal para trazer o corpo da modelo para o Brasil, que morava há oito anos nos EUA. Inclusive, os parentes informaram que foram em busca de valores do traslado e o mínimo encontrado foi de R$ 72 mil.

À Gazeta, o Ministério das Relações Exteriores disse que acompanha o caso e que oferta, dentro do que disciplina a legislação brasileira, o auxílio aos familiares de Gleise Graciela. “O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles, prestou a assistência cabível aos familiares da nacional brasileira, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local”, disse o Itamaraty.

Sobre o pedido de ajuda dos familiares ao governo brasileiro para trazer o corpo para o Brasil, o ministério informou que não há previsão regulamentar e orçamentária para o pagamento do traslado com recursos públicos.

Artigos Relacionados

ESTAMOS SOZINHOS

A ausência de resposta e da efetividade das autoridades brasileiras em saber o que, de fato, aconteceu tem deixado a família da modelo apreensiva. Eles alegam que “ficam jogando os familiares de um lado para outro, sem algo efetivo”. A irmã dela, Cleane Firmiano, afirmou que Gleise morreu no dia 30 de janeiro, mas que ela só foi avisada pela polícia 10 dias depois.

“O policial nos contou que a minha irmã foi assassinada na Califórnia pela própria polícia. Ela teve uma briga com o namorado, pegou o carro e o cachorro e saiu de casa armada. O namorado chamou a polícia pedindo ajuda, os policiais a encontraram perto de uma árvore próxima ao carro e ao cachorro. Quando os policiais chegaram, ela botou a mão na arma e os policiais atiraram. Esse foi o relato do policial ao telefone”, disse.

Segundo a polícia americana, Gleice atirou primeiro contra os policiais, com a arma do namorado.

À imprensa, o namorado da modelo, o ex-militar Daniel, revelou que o casal tinha um relacionamento marcado por brigas e, que no dia da morte, ela saiu de casa após mais uma discussão. Dessa vez, a alagoana teria levado a arma do militar, o que o surpreendeu e o fez acionar a polícia. Ainda segundo o ex-militar, ao ligar para a polícia, Daniel teria alertado que a Gleise Graciela não representava risco e que, na verdade, precisava de ajuda especializada.

O que dizem as autoridades brasileiras

Indagada pela Gazeta se a família da alagoana tem tido ajuda, o MRE se limitou a dizer que, em caso de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, “os consulados brasileiros poderão prestar orientações gerais aos familiares, apoiar seus contatos com autoridades locais e cuidar da expedição de documentos, como o atestado consular de óbito”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas