"Inestimável", diz Rui sobre prejuízo por atraso na emissão de certidões do TCE
Segundo prefeito de Maceió, órgão estaria atrasando a liberação por razão política; documentos são necessários para empréstimos que somam R$ 400 mi
O prefeito Rui Palmeira (PSDB) classificou como inestimável o prejuízo causado pelo atraso na liberação de certidões por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e reivindicadas pelo Município, que necessita da documentação para contrair empréstimos internacionais, cujos recursos serão empregados em serviços de infraestrutura na capital. A Prefeitura ingressou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e disse esperar que a justiça "ajude a cidade de Maceió".
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Segundo Rui Palmeira, o atraso na liberação das certidões tem motivação política. Ele lembra que o órgão já havia emitido o mesmo tipo de documento em outras oportunidades, razão pela qual rebateu o argumento da presidente do TCE, conselheira Rosa Albuquerque, de que havia inconsistência nos dados fornecidos pela Prefeitura.
Leia também
"Esta certidão já foi, em outros momentos, expedida pelo TCE, mas, passados 100 dias, lamentavelmente, ainda não tivemos acesso ao documento. A gente sabe que é motivação política. Esperamos que o Tribunal de Justiça entenda essa questão e decida pela melhoria de Maceió. Regiões carentes da capital estão sendo prejudicadas por conta deste atraso", disse o gestor, acrescentando que deverá visitar o relator do processo, desembargador Fernando Tourinho, para lhe mostrar a situação do município.
"Ingressamos com o mandado de segurança e iremos ao Tribunal de Justiça para conversar com o relator, que, salvo engano, é o desembargador Tourinho. Vamos mostrar a situação que o Município está vivenciando, com dois grandes financiamentos parados por conta da omissão do Tribunal de Contas. Esperamos que a Justiça possa apoiar a cidade nesse sentido", concluiu.


Prefeitos fiéis ao MDB nas eleições serão prestigiados, avisa Renan Calheiros

Câmara muda Lei Orgânica e beneficia vereador que deve assumir cargo no Estado

JHC e Paulo Dantas protagonizam troca de críticas sobre violência nas redes sociais

Flávio atribui possíveis novas tarifas ao “tom agressivo” de Lula os EUA
O caso
Em dezembro do ano passado, o prefeito Rui Palmeira fez graves acusações contra a presidência do TCE. Segundo ele, Rosa Albuquerque "prejudica de forma deliberada a Prefeitura de Maceió, motivada por questões políticas".
De acordo com o prefeito, os empréstimos vão garantir R$ 400 milhões ao Município. O montante deve ser usado nos projetos "De Frente para a Lagoa", que vai beneficiar a orla lagunar, e "Nova Maceió", com ações voltadas para a parte alta da capital.
