Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Ibope: JHC dispara na reta final do 2º turno e é o favorito na eleição em Maceió

Candidato do PSB tem 48% das intenções de voto, com vantagem de 12 pontos sobre o nome apoiado pelos Calheiros e Rui Palmeira, Alfredo Gaspar

A pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (27) pelaTV Gazetamostra que o candidato JHC (PSB) aumentou para 12 pontos a vantagem que tem no segundo turno, alcançando 48% das intenções de voto dos maceioenses contra 36% do candidato apoiado pelos Calheiros e Rui Palmeira, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB). Em comparação com a última pesquisa divulgada na segunda-feira (23), JHC subiu seis pontos e Gaspar caiu dois. Os números são da pesquisa estimulada.

O levantamento do Ibope detalhou ainda que, em comparação com a pesquisa da última segunda-feira, o número de votos branco ou nulo caiu de 11% para 9%, já que os não sabem ou preferem não opinar são agora 7%, contra 9%.

Leia também

Imagem ilustrativa da imagem Ibope: JHC dispara na reta final do 2º turno e é o favorito na eleição em Maceió
| Foto: FOTO: Reprodução

Nos votos válidos, JHC também apresentou uma evolução expressiva em quatro dias. Agora, de acordo com o Ibope, ele tem 57%, contra 43% de Gaspar. O candidato do PSB cresceu cinco pontos, já o ex-procurador de Justiça despencou quatro.

Para calcular os votos válidos, a pesquisa exclui da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que estão indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Rejeição

Com relação a rejeição dos postulantes à prefeitura, o candidato dos Calheiros e Rui Palmeira é o mais rejeitado, com 33%, contra 24% do JHC.

A pesquisa Ibope entrevistou 504 votantes entre os dias 25 e 27 de novembro de 2020, com a margem de erro máxima estimada de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo Nº AL 01363/2020.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas