Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Guia eleitoral: Candidatos focam na saúde e cobram melhorias para população

Críticas partiram, inclusive, do candidato Alfredo Gaspar de Mendonça, apoiado pelo prefeito Rui Palmeira

Os candidatos a prefeito de Maceió aproveitaram o espaço da Propaganda Eleitoral Gratuita desta quarta-feira (14) para fazer críticas à saúde atual e mostrar projetos que pretendem colocar em prática na área caso sejam eleitos. As críticas à assistência dada hoje à população partiram, até mesmo, do candidato Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), que é apadrinhado político do atual prefeito Rui Palmeira e também do governador Renan Filho.

Em seu espaço no Guia Eleitoral, Alfredo enfatizou a grande quantidade de pessoas à espera de atendimento básico na área de saúde e de marcação de consultas em Maceió. Também falou sobre o alto número de exames reprimidos e disse que a meta é zerar a fila de espera em dois anos de gestão.

Leia também

"Uma das prioridades do meu governo será acabar com as filas na saúde, quero universalizar o atendimento básico para todos os bairros. Vamos reduzir o tempo de espera e ampliar o atendimento. O Estado está fazendo grandes hospitais e a prefeitura tem que fazer a sua parte. Quero ser o prefeito da saúde de Maceió", diz o candidato do MDB.

O candidato Davi Filho (PP), por sua vez, apresentou ao menos duas propostas para melhoria da saúde em Maceió: o Click Saúde e a criação de 20 Clínicas da Gente, que terão o objetivo de acabar com a burocracia para marcação de consultas e exames e a universalização dos serviços de saúde para toda a população, respectivamente.

"Não dá mais para a nossa gente ficar sofrendo humilhações, ficar indo de posto em posto para marcar uma consulta. Vamos acabar com a burocracia, com o tempo de espera e com o Cora [sistema hoje utilizado para marcação de consultas]", pontuou o candidato.

João Henrique Caldas, candidato do PSB, também aproveitou o espaço no Guia para falar sobre saúde. Ele não apresentou propostas, mas citou os recursos que conseguiu destinar para a área em Alagoas estando como deputado federal. Um vídeo com o candidato criticando os gastos do governo com publicidade foi exibido ao longo do programa, assim como o depoimento de uma usuária do Sistema Único de Saúde reclamando das dificuldades para se ter acesso aos serviços em Maceió.

"Destinamos 11,5 milhões de reais para a compra de equipamentos, medicamentos e testes rápidos da Covid-19. A mudança é necessária, mas é preciso coragem. Estamos preparados e temos coragem para enfrentar o desafio", afirmou o candidato.

Em seu curto espaço no Guia Eleitoral, Cícero Almeida (DC) questionou o eleitor sobre como seria uma nova gestão dele. E ele mesmo respondeu: "Muito trabalho, amor e dedicação. E cuidando de vocês".

O candidato Josan Leite (Patriota) fez críticas ao que chamou de "velha política e seus aliados". "Eles tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram. Não existe mudança votando no mesmo".

Já Valéria Correia (PSOL) enalteceu suas próprias qualidades. "Falar é fácil, mas para concretizar, tem que ter força, articulação e vontade política. E isso eu tenho de sobra", falou.

O candidato Cícero Filho (PCdoB) disse que pretende cuidar de toda a cidade de Maceió, ressaltando o carinho que tem pela parte alta da capital.

Ricardo Barbosa (PT) citou a situação dos bairros da capital alagoana afetados pela atividade mineradora da Braskem e disse que um de seus compromissos, caso seja eleito prefeito da capital, é "devolver esses bairros a Maceió".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas