Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Grampos ilegais: Audiência termina sem acordo entre governo Renan Filho e MPF

Órgão denunciou que Estado vem realizando interceptações telefônicas desrespeitando a legislação

Terminou sem acordo a audiência entre o governo Renan Filho e o Ministério Público Federal (MPF) na ação denunciada à Justiça sobre os grampos ilegais da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL). A audiência foi na 4ª Vara da Justiça Federal em Alagoas. Na ação, o MPF denunciou que o Estado vem realizando grampos ilegais por servidores que não deveriam ter acesso ao conteúdo sigiloso, desrespeitando com isso o que dispõe a legislação. O objetivo da audiência era pôr um fim aos problemas constatados pelo Ministério Público, após denúncias de agentes da Polícia Civil.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, participou da audiência realizada na última quinta-feira na vara federal e destacou que a Segurança Pública de Alagoas vem sendo militarizada, sobrecarregando e atrasando as atividades que são realizadas nas delegacias. O líder da entidade apontou também que, além de o atual modelo de interceptações ser ilegal, ainda afeta a investigação da Polícia Civil. Como resultado disso, segundo ele, há milhares de inquéritos parados e mofando nas delegacias.

Leia também

"São mais de dez mil inquéritos. Existe uma ferramenta crucial para polícia judiciária conduzir as investigações, porém o aparelho é utilizado por militares, dentro da Secretária de Segurança Pública", revelou Nazário, classificando como inadmissível à luz da Constituição Federal do País a postura do governo Renan Filho.

Na sequência, o presidente revelou que já foi vítima da usurpação. "Quando participei de um curso de Inteligência, há alguns anos, havia 50 policiais militares e apenas cinco policiais civis", expôs, informando que vários colegas das delegacias solicitam incansavelmente um canal à SSP para realizar a escuta telefônica, mas não obtêm sucesso. Com isso, os inquéritos e as investigações acabam sendo atrapalhadas.

Imagem ilustrativa da imagem Grampos ilegais: Audiência termina sem acordo entre governo Renan Filho e MPF
| Foto: FOTO: Sindpol

A  AÇÃO DO MPF

À Justiça Federal, o MPF solicitou que o governo cesse a realização de interceptações telefônicas por meio de órgãos que não pertencem à estrutura de Polícia Judiciária e do Ministério Público, visto que tem sido uma realidade, especialmente em relação à Assessoria Integrada de Inteligência da SSP e policiais militares, considerando que essa tem sido a prática da pasta, e não, uma exceção.

Além do pedido principal, que é cessar as interceptações, o Ministério Público requer, ainda, que o Estado de Alagoas promova a realocação do equipamento e da estrutura tecnológica de monitoramento de interceptações telefônicas para a Polícia Judiciária, a seus servidores e delegados de Polícia Civil, exclusivamente. A ação analisada pela Justiça Federal é de autoria da procuradora da República Niedja Kaspary.

Para o MPF, a ilegalidade consiste na usurpação das atribuições investigativas da Polícia Judiciária e do Ministério Público, ao monitorar telefones e efetuar escutas no âmbito da SSP/AL, o que pode acarretar, ainda, na responsabilização da República Federativa do Brasil em âmbito internacional. Ou seja, o trabalho realizado pela SSP é feito por servidores que não têm legitimidade para efetuar as interceptações.

Na ação, o MPF compara a ilegalidade com o caso "Escher e outros vs. Brasil", ocorrido em 2000, quando o Brasil foi denunciado perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos por violações semelhantes. Na ocasião, o país foi condenado a pagar, no total, US$ 100 mil em multa a cinco vítimas, por interceptações telefônicas que violaram as regras estabelecidas na Lei nº 9.296/96, e outras normas internacionais.

O MPF já havia recomendado, em 2017, à Secretaria de Segurança Pública do Estado, a paralisação da operacionalização de interceptação de ligações telefônicas pela SSP/AL, mas a recomendação não foi atendida e, agora, encontra-se na Justiça.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas