Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Governo pretende criar fundo para garantir direitos da pessoa idosa

Programa busca captar, gerenciar e aplicar recursos em projetos que promovam a autonomia dos idosos


			
				Governo pretende criar fundo para garantir direitos da pessoa idosa
Secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabellla Mendonça. Ascom Secdef

O governo de Alagoas pretende instituir um fundo estadual para garantir os direitos da pessoa idosa, segundo projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa. A proposta tramita em regime de urgência, e visa garantir recursos para políticas públicas voltadas à proteção e bem-estar da população idosa no estado.

Caso aprovada, a iniciativa será gerida pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), e busca captar, gerenciar e aplicar recursos em programas, projetos e ações que promovam a autonomia, integração e participação efetiva dos idosos na sociedade.

Leia também

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI) terá papel fundamental na deliberação sobre a aplicação dos recursos. De acordo com a mensagem enviada pelo governador ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo Victor, o estado de Alagoas possui uma população idosa de 409.225 pessoas, com uma expectativa de vida de 67 anos, 10 anos abaixo da média nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, 187.977 pessoas idosas dependem de políticas sociais, estando mais vulneráveis à pobreza, riscos sociais e violência. "É imprescindível o investimento em políticas públicas que atendam às pessoas idosas", destaca o governador Paulo Dantas na mensagem enviada à ALE.

Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabellla Mendonça, a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa representa mais um passo importante para a garantia dos direitos e o bem-estar da população idosa em Alagoas. "Essa iniciativa demonstra o compromisso da gestão do governador Paulo Dantas com a criação de políticas públicas eficazes e transparentes, buscando assegurar uma vida digna e com qualidade para as pessoas idosas do estado", afirma a gestora.

Recursos e gestão do fundo O fundo será composto por recursos de diversas fontes, incluindo transferências da União, estados e municípios, doações, multas por infrações administrativas e penais, e recursos de convênios e contratos. A gestão será feita pela Secdef, com acompanhamento do CEDPI, garantindo transparência e controle na aplicação dos recursos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X