
O governo de Alagoas anunciou, nesta quarta-feira (3), a construção de 10 aeroportos regionais. Segundo o governador Paulo Dantas, o projeto visa não apenas impulsionar o desenvolvimento regional, mas também aumentar a eficiência no atendimento de emergências médicas e operações policiais, aproximando as pessoas de todas as partes do Estado.
Durante coletiva de imprensa para apresentar os dados da violência em Alagoas, o secretário executivo de Políticas da Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, destacou a importância estratégica com o uso das novas pistas.
Leia também
“Vamos diminuir a distância no salvamento de vidas e no emprego de força policial, com a construção de pistas de pouso, que estarão aptas 24 horas por dia para receber as aeronaves do Comando de Aviação do Estado e da SSP, no atendimento à sociedade e a quem está precisando de suporte médico avançado ou de intervenção policial", afirma Madeiro.
O projeto, que deve ser iniciado ainda neste ano, promete transformar a mobilidade no Estado de Alagoas. “Este é um avanço ímpar de valorização às pessoas que vivem aqui. Não me recordo de ter no Nordeste uma distribuição de pistas da forma como Alagoas terá”, ressalta o coronel Patrick Madeiro. A expectativa é que o projeto completo seja apresentado em 15 dias.
Para o governador Paulo Dantas, a iniciativa mostra os esforços do governo de aproximar e ajudar a sociedade, com a parceria de empresas privadas.
“Com a iniciativa privada, construímos o aeroporto de Marechal Deodoro, de onde pousei e decolei várias vezes. Também o aeroporto de Arapiraca foi requalificado com balizamento noturno, e o de Maragogi terá seu primeiro trecho entregue neste ano, com os dois trechos finalizados em 2025. Após a entrega em Maragogi, como será um aeroporto muito grande, com uma pista de 2.200 metros e capacidade de receber Boeings, vamos conceder esse aeroporto para a iniciativa privada, assim como todos os aeroportos do Brasil fizeram ao longo dos anos, porque a iniciativa privada tem a expertise e sabe melhor que o Estado fazer essa gestão. O aeroporto de Maragogi é o maior em construção no Brasil e está sendo construído 100% com recursos locais”, detalhou o governador.