Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

'Governador perdeu o rumo do combate ao coronavírus', critica deputado

Mais uma morte por suspeita de covid-19 na UPA do Trapiche foi repercutida na ALE

Na avaliação do deputado Davi Maia (DEM), com a morte de mais um paciente com sintomas de coronavírus que estava internado na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] do Trapiche da Barra, o governo Renan Filho (MDB) perdeu o rumo do enfrentamento à pandemia. Durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (2), o parlamentar fez inúmeras críticas à maneira como o Estado está conduzindo a Saúde e apontou os erros que considera como gravíssimos na gestão e que podem custar a vida de muitos alagoanos.

"O governador gerou uma crise dentro do próprio governo. No início da pandemia, ele alardeou que o Estado estava, inclusive, ainda mais preparado do que os Estados Unidos e a Europa, no sentido de estrutura e de leitos de retaguarda. O governador chamou a mídia para anunciar estas medidas e, hoje, o sistema de Saúde foi posto à prova e falhou", destacou.

Leia também

Maia disse que a primeira morte por covid-19, registrada em Maceió, gerou uma onda de críticas a Renan Filho nas redes sociais. "O governador está sendo chamado de Renan Paraguaçu [em referência ao personagem Odororico Paraguaçu, criado pelo dramaturgo brasileiro Dias Gomes e vivido pelo ator Paulo Gracindo]. O governador criou um confronto no próprio sistema de Saúde. As UPAs não conversam com os hospitais e não se consegue transferir os pacientes graves com sintomas de coronavírus", emendou.

O parlamentar afirmou que Renan Filho perdeu o rumo da condução por "querer posar como herói" e cobrou medidas do governo estadual para o resgate econômico e social, que não foram anunciadas. "Até agora, não vi qualquer posição do governador sobre o que será feito em Alagoas para melhorar a economia e para garantir a assistência social da população. Estamos em uma nau em que o capitão se afogou", compara.

O deputado Cabo Bebeto (PSL) se uniu ao colega e cobrou, do governador, a organização do fluxo de atendimento aos pacientes com suspeita e/ou confirmação do novo coronavírus. Na opinião dele, atualmente, há distorções na maneira como as unidades de saúde estão trabalhando para o recebimento dos doentes.

De acordo com o parlamentar, o cidadão que faleceu esta semana, na UPA do Trapiche, era um idoso e que tinha chegado recentemente de São Paulo. Apresentou sintomas da covid-19 e não foi transferido para outra unidade. "O governador divulgou que tinha 85 leitos de UTI já prontos e eu não estou vendo o anúncio de tantos leitos assim ocupados para covid-19. Quem está usando estas vagas e será que existem mesmo? Vai terminar eu indo contar estes leitos em cada hospital", afirmou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas