Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Governador estuda nome de Cícero Almeida como secretário de Estado

Renan Filho diz que tem conversado com parlamentar e diz que o nome dele é "interessante"

O governador Renan Filho (PMDB) afirmou, nesta segunda-feira (13), que deve fazer mudanças em, pelo menos, mais duas pastas do governo estadual. Até agora, as Secretarias de Saúde e de Planejamento, Orçamento e Gestão já sofreram alterações. Ele não descarta a vinda do deputado federal Cícero Almeida (PMDB) para um cargo.

Renan disse esse é um "nome interessante" e que tem conversando bastante com o parlamentar, que provavelmente, deve ocupar a vaga na Secretaria de Esportes, no lugar de Cláudia Petuba. O acerto, entretanto, dependeria da disposição de Cícero de "pegar no batente" e "trabalhar muito".

Leia também

"Ele é uma figura experiente da política local. Foi prefeito de Maceió, conhece muito a capital. Sendo deputado, ele pode ajudar muito, viabilizando recursos e trazendo a experiência para acelerar e levar benefícios para a periferia e para cidades do interior. Mas preciso conversar com ele para ver se está a fim de trabalhar muito".

Sobre as demais mudanças no secretariado, o governador ressaltou que está discutindo com os partidos da aliança para a recomposição da base de apoio. Segundo ele, essa semana, já devem ser anunciadas alterações, levando em consideração os espaços na bancada federal e as possibilidades de trazer recursos para Alagoas.

"Vamos seguir o trabalho que fizemos na ocupação dos espaços do Governo, prestigiando os partidos da aliança, sobretudo aqueles que podem trazer recursos federais para ajudar no desenvolvimento de Alagoas. Esta semana já vamos divulgar novas mudanças", acrescentou.

Reajuste salarial

O governador também comentou a possibilidade de conceder aumento para os servidores públicos estaduais, em especial os policiais militares. De acordo com Renan Filho, a PM tem recebido todos os acordos firmados por gestões anteriores, o que permitiu com que Alagoas tenha "um dos melhores salários do Nordeste".

"Acordamos também que o reajuste geral que fosse dado aos servidores seria dado também para a polícia e, este ano, estamos trabalhando para garantir aumento. Isso acontecendo, vamos conceder o reajuste da Polícia Militar, o que é muito importante para darmos sequência à redução da violência", apontou.

O chefe do Executivo expôs que outro ponto que deve ajudar é o projeto Força Tarefa, que vai contratar militares para trabalhar quatro dias por mês durante as folgas. "Isso vai garantir mais renda, aproximadamente R$ 450 por policial que trabalhar os quatro dias, o que significa mais de 10% do salário".

Educação

As declarações foram dadas durante o lançamento de um novo programa que tem como foco ampliar a qualidade do ensino e melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A iniciativa é voltada para os municípios e o lançamento contou com a presença de prefeitos e secretários municipais.

A ação será focada no ensino fundamental I e II e deve trabalhar a melhoria das taxas de aprovação e das condições de trabalho dos servidores e combater a distorção entre idade e série. De acordo com o governador, o cronograma já está todo montado para ser colocado em prática.

"Isso já deveria ter sido feito há muitos anos. Outros estados já fizeram e estão em outros patamares na educação. Hoje será o primeiro ato da mobilização, mas o lançamento do programa será agora, no começo de março, já com ações definidas, com o papel da cada ente para que tiremos de Alagoas este indicador que tanto nos incomoda".

Renan afirmou, ainda, que as administrações municipais utilizarão material didático produzido pelo Estado. "Fizemos uma parceria com o governo do Paraná e a prefeitura de São Paulo. Eles nos cederam sem qualquer ônus todo o material didático e estamos rodando pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Vamos acompanhar cada escola", disse.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas