A Procuradoria Geral do Estado entregou nesta quarta-feira (25) a Comenda Sônia Suruagy ao governador Paulo Dantas (MDB), além de desembargadores, juízes e outras autoridades alagoanas. A honraria também marca a passagem do Dia do Procurador do Estado de Alagoas e integra a programação anual de comemorações da PGE.
Paulo comemorou a homenagem, ressaltando a união entre os poderes estaduais, especialmente o Executivo e as instituições. Ele enfatizou que dá total autonomia à Procuradoria para que Alagoas consiga promover serviços públicos que impactem positivamente no bem-estar comum.
Leia também
“O governo de Alagoas garante à Procuradoria total independência e autonomia para apresentar seus pareceres de maneira técnica, respeitando os preceitos constitucionais e nossas leis, dando tranquilidade para os gestores, secretários e presidentes dos órgãos, além de criar alternativas ágeis para que o Estado de Alagoas possa promover serviços públicos que beneficiem nossa sociedade”, afirmou.
O desembargador Fábio Bittencourt comemorou a conquista e relembrou seu período como Procurador do Estado. “Fico bastante lisonjeado, porque fui Procurador de Estado de 1988 a 1992, e a Comenda Sônia Suruagy representa muito para a Procuradoria Geral do Estado de Alagoas. Fui consultor jurídico do Estado e, com a aglutinação das carreiras jurídicas, passei a ser Procurador de Estado”, disse.
Para o desembargador Fábio Ferrario, o momento é lisonjeador enquanto operador do direito. “Com o coração cheio de alegria e gratidão. Essa é uma homenagem que eleva qualquer operador do direito, especialmente pelo nome que ostenta a comenda, de uma procuradora séria que dignificou a Procuradoria Geral”, celebrou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (MDB), elogiou o trabalho da Procuradoria, que garante as condições legais para o Estado ser “ousado e inovador”. “A gestão pública, se analisada com atenção, revela que há um manual a seguir, ou seja, várias legislações. Para inovar, é preciso apoio. Esse apoio o governo vem tendo com a Procuradoria Geral do Estado, unindo o sentimento de produzir melhorias para as pessoas, especialmente para quem mais precisa”, analisou.
O Procurador-Geral de Justiça de Alagoas, Lean Araújo, também falou sobre a construção coletiva que acontece no Estado. “É um momento de diálogo, em que soluções mais emergentes e próximas chegam ao povo alagoano. Todo mundo junto, formando uma unidade e elevando o Estado. Quando se tem a consciência de construção coletiva, permitindo que o protagonismo seja de todos, o resultado é uma transformação positiva da realidade”, afirmou.
Na solenidade, também foram homenageados Bruno Toledo (deputado estadual), Cibele Moura (deputada estadual), Fernando Ribeiro Toledo (presidente do Tribunal de Contas do Estado), Flávio Saraiva da Silva (secretário de Estado da Segurança Pública), Francisco Luiz Suruagy (secretário especial da Receita Estadual), Gabi Gançalves (deputada estadual), Jorge Rodrigo Araújo Messias (advogado-geral da União), José Cavalcanti Manso Neto (juiz do Tribunal de Justiça de Alagoas), José Marcelo Vieira de Araújo (desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região), Manoel Cavalcante de Lima Neto (juiz do Tribunal de Justiça de Alagoas), Marialba Braga (procuradora do Estado de Alagoas), Vicente Martins Prata Braga (presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF - ANAPE), Virgínia Marroquim (diretora de recursos humanos da Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas) e Vitor José (coordenador da Comunidade Espírita Nosso Lar).