Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Governador assina ordem de serviço para duplicação da AL-101 Norte

Primeiro trecho vai de Cruz das Almas até Garça Torta e deve levar um ano para ficar pronto

Com previsão de recursos na ordem de R$ 40 milhões, o governador Renan Filho (PMDB) assinou na manhã desta segunda-feira (18) a ordem de serviço para o início das obras de duplicação da AL-101 Norte. A primeira parte da obra vai abranger a área de Cruz das Almas até Garça Torta, totalizando 5,8Km.

Segundo o governador, a duplicação tem como objetivo não só melhorar o trânsito na região, mas também alavancar economicamente o Litoral Norte. "É uma obra que abre as fronteiras para o desenvolvimento. Vai dar ao estado condição de alavancar economicamente toda uma região que precisa crescer", disse.

Leia também

Renan destacou que estão sendo feitos estudos para o segundo trecho, que deve ir até a Barra de Santo Antônio. A ideia é minimizar os custos, em especial com desapropriações, já que em áreas como Paripueira o impacto seria maior. O gestor tranquilizou os moradores de Jacarecica quanto à questão.

"Depois de Garça Torta, temos bairros e até municípios que precisariam de muitas desapropriações. Estamos fazendo estudos para minimizar os impactos disso e atender todas as necessidades", expôs."Mas os moradores de Cruz das Almas e Jacarecica não precisam se preocupar, pois o impacto de desapropriação será baixo".

A duplicação da AL-101 Norte vai utilizar o conceito de via urbana, priorizando o transporte público e o não motorizado. A pista deve contar com ciclovias em todo o trecho, além de sinalização, drenagem, canteiro central com iluminação, passarelas e dois viadutos - um na Avenida Pierre Chalita e outro na Avenida Josefa de Mello.

Outras obras

Ainda durante a solenidade, o governador prometeu mais obras para Maceió. De acordo com ele, serão iniciadas, este ano, outras quatro obras na capital, como o viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no bairro do Tabuleiro, e a construção dos eixos viários paralelos à Avenida Fernandes Lima - que vão cortar o Quartel do Exército e o Hospital do Açúcar de um lado e o Ibama e o Cepa do outro.

"São duas vias que vão ajudar muito no escoamento do trânsito e preparar a Fernandes Lima para obras de mobilidade urbana, como o BRT e o Veículo Leve sobre Trilhos", disse, acrescentando que também deve duplicar a AL-220, da Barra de São Miguel até São Miguel dos Campos.

A quarta obra em Maceió, ressaltou Renan, será nas grotas da cidade, que deve começar ainda no primeiro semestre. "Cerca de 300 mil maceioenses moram em grotas e chegam às suas casas em escadas inacabadas ou então inexistentes. Em uma ação pioneira, vamos fazer investimentos nessas grotas e já estamos com o projeto pronto".

Imagem ilustrativa da imagem Governador assina ordem de serviço para duplicação da AL-101 Norte
| Foto: FOTO: Larissa Bastos

Eleições

Questionado quanto ao posicionamento nas próximas eleições municipais, em outubro, Renan Filho disse que ainda não decidiu qual candidato deve apoiar na capital. Segundo ele, o momento é de ouvir posicionamentos de aliados e ver "o sentimento da população".

"Nós da aliança ainda não decidimos candidato. Tenho acompanhado os posicionamentos de todos, respeito, mas ainda vamos ouvir todo mundo, ver o melhor caminho para Maceió e sobretudo ver o sentimento da população. Esse processo eleitoral vai ser muito novo pelas mudanças de regra da mini-reforma eleitoral".

Para ele, uma chapa única não seria uma opção viável. "Chapa única não é algo fácil. É muito difícil de ser construído e não há exemplos. Se nós conseguíssemos construir um consenso em torno de alguém seria uma saída, mas não é coisa fácil. Não trabalho com essa opção e acho que vai haver disputa", acrescentou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas