Muitos eleitores acordaram cedo para votar nas eleições municipais, que ocorrem neste domingo (6), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió. O movimento é tranquilo. E, até o momento, sem ocorrências, como trocas de urnas.
No Colégio Moreira e Silva, situado no complexo, a fila se formou antes mesmo dos portões serem abertos. A comerciante Tânia Maria Cardoso trouxe a mãe para votar e, depois, seguir para o seu local de votação.
Leia também
"Como ainda vou votar em outro local, resolvi vir cedo”, disse. A mãe dela, dona Maria José Cardoso dos Santos, tem 72 anos, e, apesar de não ser obrigada a votar, faz questão. “Enquanto eu viver, vou votar”, afirma.
A votação ocorre das 8h às 17h, nas 42 zonas eleitorais, sendo cinco delas na capital. Para atender à demanda de 2,4 milhões de eleitores (2.444.894) aptos a votar, foram instaladas 8.073 urnas eletrônicas.
Entre os votantes, as mulheres são maioria, com 53%, enquanto os homens representam 47%. Graças a um trabalho de planejamento e mobilização do eleitorado a cada eleição, 94,27% estão devidamente cadastrados pela biometria.
Neste domingo, os eleitores serão recepcionados por 21.361 mesários e mesárias, incluindo 61 deles, que são voluntários PCDs. Em Maceió, a maior concentração de eleitores será vista na Unima/Afya Centro Universitário, que receberá 15.406 eleitores; na Creche Escola Espaço Educar, 8.314; na Escola SEB (antigo COC), 8.005; na Escola Estadual José Aroldo da Costa, 7.189; e na Escola Municipal Frei Damião, 6.772.