Estado corta isenção do Imposto de Renda de aposentados e pensionistas da ALE
Alagoas Previdência diz que vai fazer revisão de benefício e que devolverá valores retidos dos beneficiários
Sem comunicação prévia nem chance para a defesa, o Alagoas Previdência suspendeu a isenção do Imposto de Renda concedida a 60 aposentados da Assembleia Legislativa do Estado. A surpresa no contracheque só foi notada na data da liberação das aposentadorias, no dia 1° de março. Os atingidos são pessoas com problemas de saúde provisória ou permanente.
"Houve revolta geral. Não houve comunicação prévia para os aposentados e outros servidores da ativa, que também tinham direito de se defender", explicou Dione Camerino, presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionista da ALE.
Assim que tomou conhecimento do problema, ela acionou o Alagoas Previdência. A solução será administrativa e não foi preciso acionar o departamento jurídico da entidade.
"Explicaram que precisam fazer uma revisão, porque, em alguns casos, as isenções eram temporárias, por um tempo determinado, mas que as pessoas continuavam a receber", acrescentou Dione.
Em contato com o órgão, também recebeu a garantia de que, assim que a checagem for feita, os aposentados que continuarão com o direito a receber terão sua situação regularizada.
ALAGOAS PREVIDÊNCIA
A previdência do Estado confirmou que aguarda o repasse da lista dos beneficiários para adiantar a checagem. Não há prazo para que isso ocorra, mas, sim, um compromisso para evitar demanda jurídica.
A Gazeweb buscou saber o percentual de desconto e seu total, mas foi informada de que apenas o Poder Legislativo tem essas informações.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://4et.us/rvw00p