Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Em vídeo no Twitter, Temer faz propaganda de 'boas notícias' da economia

Presidente divulgou vídeo sobre os números do desemprego apurados pelo IBGE. Para Temer, empregos estão voltando

O presidente Michel Temer usou o Twitter nesta segunda-feira (2) para fazer propaganda de "boas notícias" na área econômica.

Em vídeo publicado no Twitter, Temer destacou a geração de empregos formais e informais no país, que registrou 13,1 milhões de desempregados no trimestre encerrado em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também

"Mais de 1 milhão e 300 mil pessoas entraram no mercado de trabalho no último trimestre. Vemos, sem dúvida, sinais de retomada consistente da economia", afirmou o presidente na gravação.

Na semana passada, o IBGE informou, por meio da pesquisa Pnad Contínua, que o desemprego ficou em 12,6% no trimestre que terminou em agosto. No período, o país tinha 13,1 milhões de desempregados, queda de 4,8% em relação ao trimestre que se encerrou em maio.

Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve aumento no total de desempregados no país - 1,1 milhão de desempregados a mais.

A melhora na ocupação foi puxada pela informalidade e pelas contratações no setor público, conforme a pesquisa. O número de empregados sem carteira assinada cresceu em 2,7% na comparação com maio e 5,4% na comparação com agosto do ano passado.

De acordo com o IBGE, o número de carteiras de trabalho assinadas no Brasil se manteve estável em relação a maio (33,4 milhões). Na comparação com o mesmo período de 2016, houve queda de 2,2%, ou seja, foram 765 mil trabalhadores a menos com carteira assinada neste ano.

O presidente afirmou que a geração de emprego vai seguir em alta com a entrada em vigor da legislação resultante da reforma trabalhista.

Salários

Temer declarou na gravação que o valor dos salários está sendo mantido. "As famílias poderão continuar a consumir mais e mais e isto estimula o crescimento da economia gerando mais e mais empregos", disse.

O presidente também destacou que é preciso "buscar os milhões de empregos perdidos desde 2015".

Conforme o IBGE, o rendimento recebido pelas pessoas ocupadas no país ficou estável em relação ao trimestre móvel de março a maio e também frente ao mesmo trimestre do ano passado, em R$ 186,7 bilhões.

'Agenda positiva'

A propaganda sobre a geração de empregos faz parte da "agenda positiva" que o Palácio do Planalto tenta dar andamento.

Conforme apurou o G1, Temer tenta reverter a baixa popularidade e fortalecer a defesa dele junto aos deputados federais, que decidirão se a Câmara dos Deputados autorizará o Supremo Tribunal Federal a analisar a denúncia contra o presidente.

Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) foram denunciados pela Procuradoria Geral da República pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa. O avanço da acusação ao STF depende do aval da Câmara.

A agenda positiva também passa por entrega de obras e anúncios de investimentos. Na quarta-feira (4), conforme a assessoria da Presidência, está prevista a ida de Temer a São Bernardo do Campo (SP) para cerimônia de entrega de 222 ambulâncias do Samu.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas