Cinco candidatos à Prefeitura de Rio Largo participaram, na noite desta terça-feira (17), do debate promovido pela Central Gazeta de Notícias. Dr. Zé Ivan (Solidariedade), Izabelle Lins (PDT), Pedro Victor (MDB), Professor Romildo (PL) e Silvano Vieira (PT) focaram em planos para educação, saúde e transporte, e criticaram, principalmente, a ausência de Carlos Gonçalves (PP), que foi secretário de Governo e é apoiado pelo atual prefeito, Gilberto Gonçalves (PP).
O confronto durou quase 2h, foi mediado pelo jornalista Wyderlan Araújo e aconteceu nos estúdios da GazetaNews, com transmissão ao vivo multiplataforma: pela TV, canal 525 (NET/Claro), portal Gazetaweb e Youtube (canal gazetanewsal). Este foi o segundo debate promovido pela Organização Arnon de Mello (OAM) na campanha eleitoral deste ano. O primeiro envolveu os concorrentes à prefeitura da capital, no último dia 12.
Leia também
Como foi o debate
O programa foi dividido em quatro blocos com critérios previamente definidos e acordados com a assessoria das coligações. No primeiro, os candidatos se apresentaram e fizeram perguntas entre si com temas livres. Pelo sorteio feito, o candidato Pedro Victor fez a primeira pergunta e escolheu Izabelle Lins para responder. O assunto foi o poder de influência de Toninho Lins (ex-prefeito de Rio Largo e esposo de Izabelle) na candidatura dela. A candidata reafirmou inúmeras vezes ser a protagonista.
Professor Romildo se referiu a Carlos Gonçalves e pediu a opinião de Silvano sobre a atual gestão. O candidato do PT criticou CG e o classificou como integrante de um grupo político que deixa muito a desejar no município. Na réplica, Romildo disse ter vergonha de Rio Largo ser manchete nacional por questões de corrupção.
Dr. Zé Ivan direcionou questionamento ao candidato do PL e abordou o tema saúde. Na resposta, ele voltou a reclamar do estilo de gestão no município e propôs copiar o programa Saúde da Gente, de Maceió, para implantar em Rio Largo. Ele também citou a precariedade do Hospital Ib Gatto Falcão. Zé Ivan disse que, se eleito, vai aparelhar os postos de saúde da cidade.
Izabelle Lins prometeu zerar a fila de consultas e exames, regulamentada pelo Cora, informatizar a saúde e criar um aplicativo para concentrar os serviços da área. Já Pedro Victor, quando questionado, falou sobre a administração do Ceasa e prometeu zerar a tarifa do transporte urbano, pegando carona na proposta de Rafael Brito, candidato a prefeito de Maceió, do mesmo partido dele.
2º bloco
Neste bloco, os candidatos continuaram fazendo perguntas entre si. Izabelle Lins foi cobrada por Silvano sobre a gestão dela no Hospital Ib Gatto e o plano de governo, que estaria incompleto (ela negou e garantiu apresentá-lo ‘por estes dias’). Para falar da educação, Professor Romildo defendeu a própria gestão de uma escola municipal, assegurou revolucionar a área, aumentar os indicadores do Ideb e recuperar o colégio Judith Paiva.
Pedro Victor criticou o que considera ser o ‘péssimo’ serviço da empresa de transporte Veleiro e reafirmou que nenhum usuário de ônibus urbano pagará passagem na cidade, se ele for eleito. Zé Ivan foi incitado a falar sobre corrupção e citou o histórico pregresso de gestores que foram investigados por irregularidades na administração. Silvano também falou sobre este assunto e revelou que a cidade sofre com desvios de recursos públicos há três décadas.
3º bloco
Os candidatos fizeram perguntas sobre habitação, saúde, assistência social, funcionalismo público e educação, temas pré-definidos por sorteio. Silvano falou do conjunto residencial Edson Novaes, que ainda não foi entregue pela prefeitura, e prometeu fazer uma gestão próxima do governo federal para construção de casas populares na cidade pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Zé Ivan prometeu saúde de excelência, com oferta de insumos, exames e atendimentos à população.
Na assistência social, Izabelle disse que vai reativar os programas federais, além de dobrar a quantidade e o valor do Bolsa Família Municipal. Ela também denunciou suposta troca de votos por cestas básicas no pleito da cidade. Pedro Victor prometeu a valorização dos servidores, com reajuste periódico, diálogo com os sindicatos de classe e realização de concursos públicos, além de ampliar o número de creches Cria. Professor Romildo quer estruturar a rede municipal de ensino, levando a ideia dos Gigantinhos (creches implantadas em Maceió) e as escolas cívico-militares para a cidade.
4º bloco
No último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais e aproveitaram para falar diretamente com os eleitores, exaltar as qualificações pessoais e pedir o voto dos indecisos.