Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Eleitos em Maceió serão diplomados em solenidade virtual nesta quinta-feira

Cerimônia será transmitida pelo Google Meet e terá restrição de participantes

A diplomação dos candidatos eleitos de Maceió no pleito de 2020 acontece na manhã desta quinta-feira (17), a partir das 10h, conforme agendado pela Justiça Eleitoral. Devido à pandemia do coronavírus, a cerimônia será realizada, pela primeira vez, de maneira virtual, utilizando a plataforma Google Meet.

O evento está sendo organizado pelo Juízo da 2ª Zona Eleitoral da Capital. O edital com todas as instruções, assinado pelo juiz Pedro Ivens Simões de França, foi publicado na edição dessa terça-feira (14), do Diário Oficial da Justiça Eleitoral.

Leia também

Pela regra, vão ser diplomados os eleitos para os cargos majoritários (Executivo), proporcionais (Câmara Municipal) e até o terceiro suplente de cada partido que conseguiu eleger, pelo menos, um vereador nas eleições deste ano. Entretanto, os candidatos tiveram até essa terça para apresentar a prestação de contas da eleição à 3ª Zona Eleitoral. Este é um pré-requisito para eles receberem o diploma.

Por isto, a diplomação alcança o prefeito eleito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PSB), o vice-prefeito eleito, Ronaldo Lessa (PDT), e os 25 vereadores que comporão a futura legislatura.

São eles: Delegado Fábio Costa (PSB), Luciano Marinho (MDB), Kelmann (PODE), Chico Filho (MDB), Gaby Ronalsa (DEM), Francisco Sales (PSB), Fernando Hollanda (MDB), Davi Davino (PP), Galba Novaes (MDB), Aldo Loureiro (PP), Marcelo Palmeira (PSC), Oliveira Lima (Republicanos), Zé Marcio Filho (PSD), Brivaldo Marques (PSC), Siderlane Mendonça (PSB), Eduardo Canuto (PODE), Teca Nelma (PSDB), Olívia Tenório (MDB), Silvânia Barbosa (PRTB), Cal Moreira (PSC), Leornado Dias (PSD), João Catunda (PSD), Joãozinho (PODE), Samyr Malta (PTC) e Dr. Valmir (PT).

Todos eles, segundo o chefe do cartório da 2ª Zona Eleitoral, Teddie Menezes, receberão nos e-mails informados ao TRE o link para acesso à reunião virtual da diplomação. Como a plataforma restringe a quantidade de participantes, apenas os envolvidos na cerimônia e a imprensa poderão acompanhar.

O evento deve ser rápido, durará no máximo uma hora, e vai depender do juiz eleitoral a concessão para discurso dos que vão ser diplomados. Em outros momentos, quando este tipo de solenidade acontecia de forma presencial, pelo menos o candidato eleito na majoritária e um vereador tinham a oportunidade para falar em nome dos demais.

"Como todo o processo será remoto, os diplomas aos eleitos serão enviados por e-mail. Os documentos vão ser assinados eletronicamente pelo juiz responsável. Se isto não acontecer até a quinta-feira, vamos marcar a data para o envio assim que os diplomas estiverem prontos", explicou o chefe do cartório, que, também, será o cerimonialista.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas