Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Eleito para a prefeitura, JHC celebra vitória ao lado de eleitores na Jatiúca

Pessebista foi carregado por apoiadores ao som dos jingles da campanha

Após falar à imprensa em um hotel da capital, o prefeito eleito de Maceió, JHC (PSB), foi recebido por apoiadores com gritos de celebração, na noite deste domingo (29), na Avenida Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, na Jatiúca. O pessebista foi pego nos braços e conduzido até o trio elétrico, onde, novamente, discursou e chamou o povo para uma festa de comemoração.

As músicas no local enfatizavam a vitória obtida contra o grupo político do atual prefeito Rui Palmeira (Sem Partido) e do governador Renan Filho (MDB). "Eles achavam que iam a todo custo tomar essa eleição", disse o prefeito eleito para a multidão de apoiadores, que no pronunciamento já havia criticado o que considerava arrogância de seu rival e de seus padrinhos políticos ao ter a vitória como certa.

Leia também

Em carreata, o prefeito eleito seguiu para o bairro do Jaraguá. Ele prometeu receber todos os eleitores para receber as felicitações e fazer fotos. O grupo que festejava a vitória era formado, na maioria, por jovens.

A ELEIÇÃO

Com 58,64% dos votos, JHC (PSB) derrotou os Calheiros (senador Renan e o governador Renan Filho) e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, sendo eleito como novo gestor a partir de 2021. O vice eleito é Ronaldo Lessa (PDT). Alfredo ficou em segundo lugar com 41,36% dos votos.

Ao total, foram 222.147 votos para JHC contra 156.704 votos para Alfredo Gaspar. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27,81% dos maceioenses não compareceram às urnas neste domingo. Além disso, foram 2,97% (12.706) votos brancos e 8,44% (36.092) votos nulos

HISTÓRICO DE DERROTAS DOS CALHEIROS

Mais uma vez, Maceió disse não a uma candidatura apoiada pelos Calheiros. O rosário de derrotas dos Calheiros em busca da Prefeitura de Maceió não é de hoje; arrasta-se desde 1988, quando Renan Calheiros perdeu para Guilherme Palmeira. Em 1992, Renan apoiou Téo Vilela e nem foi para o 2º turno: deu Ronaldo Lessa. Em 1996, mais uma derrota. Renan apoiou Albérico Cordeiro e, novamente, nem foi para o 2º turno: Kátia Born foi eleita. Em 2000, Renan apoiou Régis Cavalcante, mas Kátia Born acabou sendo reeleita.

Em 2004, Renan apoiou José Wanderley e nem chegou ao 2º turno. Os maceioenses escolheram Cícero Almeida. Em 2008, nova derrota: Renan apoiou Solange Jurema, mas Cícero Almeida foi reeleito. Em 2012, Renan apoiou Lessa, que teve a candidatura impugnada a 4 dias da eleição e acabou dando Rui Palmeira. Em 2016, Renan apoiou Cícero Almeida e Rui foi reeleito. Agora, em 2020, Renan Calheiros lançou Alfredo Gaspar e Maceió, mais uma vez, disse não a ele.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas