Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Descumprimento às normas de prevenção pode levar Estado a cancelar retomada

Governador usou as redes sociais para alertar a população e pedir que medidas sejam cumpridas

O Estado de Alagoas corre o risco de frear o avanço de fases do chamado distanciamento social controlado ou, até mesmo, involuir a etapas anteriores, que endurece as regras para combate ao novo coronavírus. As duas situações podem acontecer se a população insistir em descumprir as medidas de prevenção e os números de infecções e mortes pela Covid-19 subirem devido a este descumprimento.

Em postagem nas redes sociais, o governador Renan Filho (MDB) destacou que Alagoas não voltou à normalidade e pediu responsabilidade coletiva no enfrentamento à pandemia - da população e dos gestores municipais, junto aos esforços do Governo do Estado.

Leia também

"A situação em Alagoas continua grave, mesmo com a estabilidade e até a redução dos números. Se eles voltarem a subir, também teremos que cancelar a reabertura das atividades econômicas", afirmou o governador, lembrando que a fiscalização deve ser intensificada pelos 102 municípios alagoanos. "Por isso temos que manter os cuidados, sem relaxar. O que está em jogo é a vida de cada alagoana e de cada alagoano!", acrescentou.

Nos últimos dias, têm sido flagrantes as aglomerações de pessoas e o desrespeito da população a uma das principais normas para evitar o contágio pelo coronavírus: o uso de máscaras de proteção ao sair de casa. Neste fim de semana, espaços públicos, como praias e ruas, principalmente em Maceió, estavam cheios de pessoas sem máscara e descumprindo o distanciamento social.

"As aglomerações, o desrespeito às normas sanitárias e a recusa em usar a máscara não têm justificativa. É preciso que cada família e cada pessoa entenda que não voltamos à normalidade", enfatizou o governador. "Se afrouxarmos os cuidados, os números de contaminados e a perda de vidas vão voltar a subir, como está acontecendo em outros estados e países".

E, em caso de subida dos números de casos confirmados e óbitos por Covid-19, não restam alternativas, a não ser voltar atrás nas bandeiras do distanciamento social controlado, que permitiu a retomada da maioria das atividades econômicas na capital (fase amarela) e já reabriu parte dos setores nas regiões Metropolitana e Norte do estado (fase laranja).

O estado registra 55.376 casos confirmados da doença e 1.500 óbitos, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, reiterou o alerta, sobretudo no que diz respeito à conscientização da população.

"O vírus ainda está circulando em todo o estado, e precisamos que as pessoas evitem aglomerações e usem máscaras ao sair de suas casas. Estamos com uma forte queda no número de óbitos em Maceió, mas o desafio ainda não acabou", afirmou Ayres.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas