Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Deputados criticam falta de atendimento nos Centros de Síndromes Gripais

Enquanto estruturas do governo permanecem fechadas, UPAs estão lotadas de pacientes

O aumento nas últimas semanas dos casos de gripe e Covid-19 na capital, após as festas de fim de ano, tem provocado superlotação em todas as Unidades de Pronto Atendimento da capital. Mesmo com a confirmação de dois casos da variante Ômicron, o Governo do Estado ainda não reabriu os Centros de Triagem de Síndromes Gripais. O caso deixou indignado o deputado estadual Cabo Bebeto (PTC) e Dudu Ronalsa (PSDB), que apoiam retomada dos atendimentos especializados.

"É até chato falar sobre isso. Porque se temos a central para separar os casos e dizer o que uma pessoa tem e outra tem, ele (governo) fica com ela fechada. Aí sem elas, as pessoas vão para a UPA onde ficam mais confinadas e terminam superlotando um serviço que não é só para isso. Na Central era diferente, porque era mais direcionado: gripe, Covid-19 etc. Aí, agora deixa tudo pra UPA, todo mundo junto de novo para dar o rolo que tá dando", criticou o parlamentar.

Leia também

Essas unidades foram consideradas estratégicas durante o avanço da segunda onda de coronavírus no ano passado. Em entrevista coletiva, o governador Renan Filho (MDB), na semana passada, ao lado do secretário Alexandre Ayres, chegou a falar na retomada dos serviços, mas, até o momento, isso não aconteceu.

"Mas o chato disso aí é mais uma vez, os caras não têm compromisso com a solução. Gostam do problema. Esse é o problema de Alagoas. Se tiver dez caminhos, o governo escolhe o pior caminho. Não tem nem o que dizer especificamente. Chega a ser desgastante ficar falando disso e bater nessas coisas", desabafou Bebeto.

No auge do atendimento, a capital chegou a ter esse atendimento especializado em três locais: no Ginásio do Sesi, Benedito Bentes e Graciliano Ramos. Os números indicam a necessidade do serviço. Do dia 1º até o dia 6 de janeiro, saltou de 2.489 para 4.947 os casos em investigação, um aumento de 98,7%. 

Os dados integraram o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na primeira semana do ano. Neste mesmo período, 276 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

Urgência

Por isso, o deputado Dudu Ronalsa (PSDB) também questiona a falta de atendimento especializado. Atento as demandas da saúde não hesitou em também faz pressão para a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) garanta o funcionamento dos centros de triagem. O parlamentar defendeu urgência no agendamento.

"Sim, sou a favor da reabertura da Unidade de Síndrome Gripais, no Sesi. Se as Unidades de Saúde se encontram lotadas, as pessoas precisam de urgência no atendimento. Espero que a Secretaria de Saúde agilize este processo", disse Dudu.

Ele lembra, também, que o fato de não existir uma acomodação adequada, a superlotação torna as UPAs um ambiente de risco de contaminação para quem busca atendimento e, até mesmo, para os profissionais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas