Os deputados estaduais aprovaram pautas de caráter social em benefício às mulheres. Uma delas foi a aprovação de um projeto que ampara quem passou por mastectomia. A sessão foi realizada nesta quarta-feira (24).
O projeto é de autoria do ex-deputado Tarcizo Freire e foi aprovado por unanimidade. Agora seguirá para a sansão do governador Paulo Dantas (MDB), assim que for publicado no Diário Oficial.
Leia também
Sendo sancionado, caberá ao Estado de Alagoas incluir em sua rede de apoio o acolhimento destas mulheres.
Outra matéria de caráter social e de apoio às mulheres que também recebeu atenção especial foi a que institui o Programa Órfãos do Feminicídio.
Apresentada pela deputada Fátima Canuto (MDB), se colocada em prática pelo Governo do Estado, garantirá um acolhimento diferenciado para os filhos de mulheres assassinadas.
Na avaliação da parlamentar, esta política é necessária porque, durante e após a pandemia, muitos casos de feminicídios foram registrados no Estado.
Fátima considera que o projeto garante uma perspectiva de retomada da vida dos filhos depois da tragédia.
O projeto foi apresentado no ano passado e havia recebido parecer favorável da ex-deputada Jó Pereira, quando integrou a Comissão de Constituição e Justiça.
A última análise antes de seguir para o plenário foi da deputada Rose Davino (PP), integrante da Comissão de Saúde e Seguridade Social.
Requerimento
A questão da violência nas escolas também continua na pauta da casa. Tanto que o deputado André Silva (Republicanos) apresentou um requerimento para a criação de uma comissão de proteção dos estudantes, professores e profissionais da educação.
O parlamentar ainda surpreendeu os colegas ao protocolar uma moção de repúdio contra os atos de racismo registrados numa partida da La Liga Espanhola contra o jogador brasileiro Vinícios Júnior.
O pedido foi lido na sessão pelo deputado Chico Tenório (PP).