Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Deputado recorre ao MPF para que Prefeitura de Coruripe pague precatórios do Fundef aos professores

O deputado federal Marx Beltrão (PP) protocolou requerimento no Ministério Público Federal de Alagoas (MPF/AL) solicitando que a Procuradoria Geral da República no estado atue no sentido de averiguar o porquê de a Prefeitura de Coruripe ainda não ter pago os precatórios do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) e do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) aos trabalhadores da educação do município.

No documento, Marx pede, ainda, se for o caso, a responsabilização dos gestores do Município pelo não pagamento dos precatórios. O requerimento, de n° PR-AL-00015696/2022, foi direcionado à Procuradora-Chefe da Procuradoria da República no Estado de Alagoas Roberta Lima Barbosa Bomfim.

Artigos Relacionados

“É de conhecimento de todos a luta da categoria docente da educação pública a fim de receber tais precatórios, recursos que lhes são de direito e que não lhes podem ser negados. Maceió já anunciou o pagamento e várias outras cidades também. Entretanto, os trabalhadores da educação de Coruripe continuam ser receber seus precatórios. Não se trata de benesses, e sim, de direitos destes trabalhadores", afirmou Marx Beltrão.

Em abril deste ano, o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou lei que regulamenta o uso dos recursos não aproveitados do Fundeb e de seu antecessor, o extinto Fundef, para o pagamento do magistério na educação básica da rede pública de ensino. A Lei Federal 14.325/22 foi publicada no Diário Oficial da União de 13 de abril de 2022.

Além de garantir o pagamento, a Lei diz que a “União suspenderá o repasse de transferências voluntárias para os Estados e os Municípios que descumprirem a regra de destinação dos precatórios” aos profissionais do magistério.

*Com informações da assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas