Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Deputado Inácio Loiola participa de ato contra a pulverização aérea de agrotóxicos em Alagoas

Mobilização aconteceu nesta quinta-feira, em frente à Assembleia Legislativa

O deputado estadual Inácio Loiola (PDT), engenheiro agrônomo, defensor das causas hídricas e do meio ambiente, participou, nesta quinta-feira (21), do ato de assinatura do projeto de iniciativa popular que prevê a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos no Estado de Alagoas, em frente à Assembleia Legislativa.

Estavam presentes os trabalhadores e as trabalhadoras e representantes de diversas entidades e instituições: Articulação Semiárido Alagoas (ASA), Colegiado Territorial do Alto Sertão, Comissão de Produção Orgânica (Cporg), Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), Rede Mutum de Agroecologia, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).

Leia também

O movimento de trabalhadores e pequenos produtores lançado em redes sociais e nos meios de comunicação intitulado ‘Basta Chuva de Venenos! Não à pulverização aérea de agrotóxicos em Alagoas’ tem por finalidade dar um basta na aplicação aérea de agrotóxico.

O uso de agrotóxicos é intensivo no agronegócio liderado pelo setores sucroenergético e de fruticultura, causando risco à saúde humana. Prova disso é a relação do Estado entre os 13 que possuem a maior frota de aviões agrícolas.

O engenheiro agrônomo Ricardo Ramalho, do Instituto Terra Viva, disse que essa articulação busca a preservação do meio ambiente e a garantia do uso da água e do solo saudáveis para que o produtor rural consiga produzir lavoura de qualidade e orgânica.

“Queremos o apoio da sociedade para levar essa iniciativa popular à aprovação pelo Poder Legislativo e Executivo. No Poder Legislativo, temos o deputado estadual Inácio Loiola, que é autor do projeto de Agroecologia, que hoje é lei, e, agora, marcha junto conosco ao defender a proposta no plenário do parlamento”.

Inácio Loiola disse que as comunidades precisam conscientizar sobre a necessidade de utilizar a ciência para o aumento da produção agrícola em consonância com a preservação da fauna e da flora. “Uma pauta que sempre defendi desde os tempos de faculdade e mantive levantando a bandeira em defesa do rio São Francisco”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas