Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Deputado cobra atuação do governo nos cuidados da saúde do homem

Davi Davino ressaltou que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, a cada sete minutos um brasileiro é diagnosticado com câncer de próstata

Durante uma sessão ordinária na última quarta-feira (20), o deputado estadual Davi Davino divulgou dados do Instituto Nacional do Câncer, que mostram que a cada sete minutos um brasileiro é diagnosticado com câncer de próstata e, dentro de 40 minutos, um morre da enfermidade.

O parlamentar é autor da lei n° 8.106/2019, que prevê a realização da Semana Estadual da Saúde do Homem, entre os dias 7 e 13 de novembro. Em Alagoas, ela ainda não é praticada.

Leia também

Davino criticou o governo estadual, que ainda não desenvolveu a lei, durante  o pronunciamento. Ele revelou que os projetos que incentivam os cuidados e auxiliem a população masculina a ter cuidados necessários e diagnósticos precoces não estão sendo colocados em prática.

"Estamos em pleno Novembro Azul, um mês dedicado à conscientização da saúde do homem. Até o momento, não tomamos conhecimento de nenhuma ação do Executivo para colocar em prática a Semana Estadual da Saúde do Homem", alertou.

Ele ainda aproveitou o momento para alertar sobre a desinformação em relação ao câncer e a falta de assistência. ?O preconceito, como muitos pensam, não é o maior problema. O que falta é um trabalho voltado para informar a população masculina sobre as características das enfermidades, o incentivo aos cuidados e a realização de exames para que sejam realizados os diagnósticos precoces. E esse é o objetivo da Semana Estadual da Saúde do Homem", atentou Davino.

Pioneirismo

O trabalho do médico alagoano Mário Ronalsa, através do programa Saúde do Homem do Campo, é pioneiro no estado e o único do tipo conhecido no mundo.

Durante a sessão, Davi Davino também anunciou resultados do projeto, que é realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Dos 1.466 homens assistidos pelo programa entre 2015 e 2018, 93,4% nunca tinha se consultado ou recebido orientações de um especialista da área de urologia. O levantamento ainda identificou que 100% dos homens aceitaram fazer o exame de PSA e que apenas dois pacientes, num universo de 1.466 homens, se negaram a fazer o toque retal.

Com isso, os dados mostram que o paciente aceita tratar da saúde, no entanto o que falta é a assistência urológica nas três esferas do governo. "É importante ressaltar que esse programa, hoje realizado em todo o país, nasceu em Alagoas e foi realizado pela primeira vez em Chã Preta. Quero anunciar que vou destinar emenda para a Secretaria de Estado da Saúde para o Programa de Saúde do Homem do Campo. Espero que com isso, a partir de 2020, um número maior de homens possa realizar os exames urológicos em Alagoas", disse Davino.

* Com informações da assessoria de comunicação. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas