Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Decisão do TJ barra reajuste na tarifa de água concedido pelo governo de Alagoas

Magistrado concedeu liminar em uma ação popular; reajuste entraria em vigor este mês e foi alvo de muitas críticas

Está suspenso, por decisão judicial, o aumento da conta de água em Maceió e nas demais cidades atendidas pela BRK Ambiental em Alagoas. A decisão foi concedida nesta sexta-feira (3), pelo juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima. O magistrado concedeu liminar em uma ação popular.

O juiz argumenta que está demonstrada a “violação, em tese, ao art. 23 da Lei Estadual n. 6.267/2001, o qual exige que as decisões da ARSAL sejam tomadas por, no mínimo, dois diretores, ao passo em que, na Resolução ARSAL n. 22/2021, há a chancela de apenas uma diretora”.

Leia também

Além disso, o magistrado aponta “violação ao próprio Contrato de Concessão, que confere aos usuários a garantia de sobreaviso quanto às alterações tarifárias, com, no mínimo, trinta dias de antecedência”. A publicação da resolução foi em 30 de agosto passado, e o aumento começaria a vigorar a partir de 27 de setembro.

A ação popular foi movida pelo deputado estadual Davi Maia (DEM), pelo deputado federal Pedro Vilela (PSDB) e pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB). Eles destacaram, entre outras coisas, “o aumento de 8,085%, estabelecido no limite da inflação, em um ambiente de pandemia, com desemprego recorde, representa obstáculo intransponível à universalização de fato dos serviços de saneamento, violando o pacto social estabelecido na Constituição Federal e a ‘Lei das Águas’”.

Insatisfação

O anúncio do reajuste de 8,08% foi feito no início da semana e provocou reações de políticos e também da população, que vive um período de muitas incertezas financeiras em razão da pandemia. Nas redes sociais, o prefeito JHC criticou o governador Renan Filho pela falta de sensibilidade por conceder o reajuste no momento atual. Ele chamou a decisão de "descaso" e pediu que ela fosse reconsiderada. O governo do estado, por sua vez, disse que o aumento se deu após 2 anos sem reajuste.

Já a BRK Ambiental informou ontem que não tem autonomia para reajustar a tarifa e que a decisão parte do governo de Alagoas, por meio da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). Em nota, a concessionária disse que o aumento foi concedido para cobrir o índice de inflação dos últimos 12 meses.

Por meio de nota, a BRK informou que ainda não foi notificada sobre a decisão do Tribunal de Justiça e que está à disposição da Justiça para esclarecer quaisquer temas relacionados à prestação de serviço de distribuição de água e de esgotamento sanitário.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas