Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Cresceu o número de assassinatos e o governador fez a operação "boca de siri"

Estatísticas oficiais demonstram a gravidade de um quadro que já vem recrudescendo em áreas populosas de Maceió

A tradicional e popular folia carnavalesca já passou, as zabumbas e fantasias foram recolhidas e todos retornaram à rotina. Quem resolveu deixar para lá um hábito foi o governador Renan Filho. Logo após o carnaval de 2019, apressou-se em convocar uma coletiva com a imprensa, ladeado por seus auxiliares da Segurança Pública, para trombetear estatísticas referentes à criminalidade no período momesco.

Este ano, a festa acabou e o governador não fez seu carnaval pós-Quarta-Feira de Cinzas. Preferiu a operação "boca de siri" a mobilizar os meios de comunicação e ativar a tropa digital oficial. No carnaval passado, chegou a festejar, afirmando que, das mortes ocorridas, nenhuma aconteceu nos locais de eventos carnavalescos.

Leia também

Agora, a violência cresceu de forma assustadora. As estatísticas oficiais demonstram a gravidade de um quadro que já vem recrudescendo em áreas populosas de Maceió e de regiões do interior do Estado. Enquanto houve 20 homicídios no transcurso do carnaval de 2019, este ano aconteceu um estouro dos chamados Crimes Letais Intencionais, alcançando assim 34 assassinatos.

É um número 70% maior que o ano anterior, razão pela qual o governador resolveu se calar. O dado oficial, que circulou na discrição, leva em conta ao que foi contabilizado até terça-feira de carnaval. Daí chama a atenção o vídeo feito pelo coronel do Valle, da PM, que circulou na rede social. O coronel anunciou a ocorrência de mais de 40 homicídios no Estado durante a folia.

Ainda no período momesco, 140 mulheres sofreram violência. O dado é quase 30% maior que o ano anterior. Se, em Maceió, a criminalidade cresceu nos bairros populosos, no interior o cenário é de grande preocupação, a exemplo do Agreste alagoano.

É nessa região que o povo não contou com o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Maribondo, fechado há mais de um ano. Somente agora, depois da crescente onda de violência, Renan Filho resolve inaugurá-lo, após adiar por quatro vezes o descerramento da placa. É aguardar e checar como vai funcionar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas