Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Collor e Gilson Machado entregam restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

Governo Federal investiu cerca de 3 milhões nas obras do tempo religioso, que tem mais de 230 anos de história

A comunidade católica do município de Coqueiro Seco, na Região Metropolitana de Maceió, já pode comemorar. Foi entregue e inaugurada nesta segunda-feira (7), durante solenidade, a obra de restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, que agora poderá voltar a receber os fieis. Com um investimento de R$ 2,9 milhões, a obra foi viabilizada após ação parlamentar do senador Collor (PROS), que esteve presente ao evento de inauguração. O ministro do Turismo Gilson Machado e outras autoridades marcaram presença na entrega da restauração da igreja, que tem mais de 230 anos de história.

Durante o evento, o senador Collor ressaltou a situação precária em que se encontrava o templo antes das obras e lembrou todo o apoio dado pelo presidente Jair Bolsonaro às demandas de Alagoas.

"É muito gratificante ver mais essa obra sendo realizada em favor da fé cristã. Essa igreja, que estava inteiramente destruída, esses altares, essas imagens, foram todas restauradas com muito carinho, com muito cuidado, graças ao afinco daqueles que fazem o Iphan, que tem à frente a Melissa aqui em Alagoas, a Larissa [presidente] e todos os seus técnicos. Isso é uma beleza, para quem tinha visto o estado em que se encontrava a Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, ver isso agora é quase um milagre. O padre Daniel pode atestar isso que eu estou dizendo, bem como o diácono André. Hoje, nós estamos aqui graças ao apoio do presidente Jair Bolsonaro, que não tem medido esforços, junto com o ministro Gilson Machado, para mandar a Alagoas os recursos necessários, não só para a área do Turismo, mas para a área da Infraestrutura, do Desenvolvimento Econômico e de obras, de um modo geral. Todos nós estamos vendo isso no dia a dia, com a evolução de tudo o que está sendo entregue por vários ministros", afirmou o senador.

Durante o evento, o senador Collor ressaltou a situação precária em que se encontrava o templo antes das obras
Durante o evento, o senador Collor ressaltou a situação precária em que se encontrava o templo antes das obras | Foto: Douglas Júnior

Collor disse também acreditar que Alagoas é um dos estados que mais receberam ministros para inauguração de obras neste governo. "Alagoas talvez tenha sido, depois de São Paulo, o estado que mais recebeu ministros, não para eles serem homenageados, mas porque estávamos sendo homenageados com as obras que eles vieram entregar ao povo alagoano", pontuou.

Ele ressaltou o trabalho realizado pelo senador Collor, a quem considera uma referência mundial na área do turismo. "Sobre Fernando Collor, eu quero ser testemunha do trabalho que ele tem feito para o turismo brasileiro, na Comissão de Turismo do Senado. Ele é uma referência mundial no turismo. Ele tem feito ações como essas da igreja. Agora mesmo, em Porto de Pedras, temos destinação de verbas para a orla, a urbanização, vias de acesso. Ele entende como poucas pessoas do turismo e sabe da necessidade de ter o setor como motor de desenvolvimento econômico, agregador de valor e de geração de empregos para o nosso país. Hoje, o turismo representa apenas 8% do PIB do Brasil, na Espanha, por exemplo, chega a mais de 20%. O turismo tem sim condições de ser tão importante na matriz econômica do nosso país quanto o agronegócio", afirmou o ministro, que encerrou a solenidade de inauguração tocando sanfona e cantando músicas religiosas compostas por ele.

Solenidade de inauguração foi encerrado ao sim de sanfona
Solenidade de inauguração foi encerrado ao sim de sanfona | Foto: Douglas Júnior

O ex-ministro do Turismo e deputado federal Marx Beltrão (MDB) esteve presente à solenidade e ressaltou a importância de ter uma visão voltada ao turismo religioso. "Temos que agradecer ao senador Fernando Collor pela sua visão de investir no turismo religioso. Eu, que fui ministro do turismo, sei o quanto é importante a gente ter investimentos como esse. Investimento que se faz na casa de Deus é feito realmente por alguém que gosta do povo, porque abaixo de Deus está o povo. E quem faz um gesto desse com o povo, está fazendo um gesto com Deus, e vice-versa. Parabéns, senador Fernando Collor, por ter investido, junto com o presidente Bolsonaro, e trazido os recursos aqui para Coqueiro Seco", afirmou Marx Beltrão.

Durante o evento, o senador Collor ressaltou a situação precária em que se encontrava o templo antes das obras
Durante o evento, o senador Collor ressaltou a situação precária em que se encontrava o templo antes das obras | Foto: Douglas Júnior

A superintendente do Iphan em Alagoas, Melissa Mota, falou sobre a importância da restauração e anunciou a entrega da reforma da Igreja dos Martírios no próximo mês de maio.

"A igreja é um bem patrimonial, um bem cultural, que reforça a fé Católica. A gente sabe que Coqueiro Seco é um município que tem uma comunidade católica muito atuante, muito forte, e a igreja foi entregue hoje completamente restaurada. Não podemos deixar de ressaltar todo o apoio e todo o empenho do senador Collor, do governo Bolsonaro, do ministro do Turismo. O senador Collor tem sido um parceiro muito forte em toda as ações relativas ao patrimônio em Alagoas. E muito em breve, em maio, estaremos entregando a Igreja dos Martírios", afirmou Melissa Mota.

Artigos Relacionados

O pároco da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens falou que o sonho dos fiéis tornou-se realidade e agradeceu por todo o apoio dado pelo senador de Alagoas. "A todos os envolvidos para que o sonho dos devotos da Mãe dos Homens pudesse se tornar realidade, reiteramos aqui a nossa singular gratidão, se fazendo necessário registrar o comprometimento de vossa excelência, o senador Fernando Collor e na sua pessoa, aos demais senadores que se envolveram nessa causa, que de forma direta ou indireta, deram sua parcela de contribuição", afirmou o padre José Daniel Ferreira dos Santos.

Pároco da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens falou que o sonho dos fiéis tornou-se realidade
Pároco da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens falou que o sonho dos fiéis tornou-se realidade | Foto: Douglas Júnior

A prefeita Decele Dâmaso (MDB) também era só agradecimento pela restauração da igreja, tão importante para Coqueiro Seco. “Quero agradecer especialmente a atenção e trabalho do senador Collor na recuperação completa do templo. Foi de grande ajuda. Esse é um grande sonho que a gente conquistou em nome de toda a comunidade”, afirmou.

RESTAURAÇÃO

O trabalho de restauração contemplou elementos artísticos que compõem o acervo da igreja, como o conjunto de altares laterais e colaterais, tribunas, coro e azulejos portugueses do século XIX. Além disso, o conjunto de imagens, o forro da sacristia e o altar-mor também foram completamente restaurados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas