Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Collor celebra legado da RIO-92 e destaca que a conferência é valor estruturante do mundo

Brasil recebeu mais de 200 líderes mundiais e promoveu a conferência ambiental

Há 30 anos, o Brasil pautou pela primeira vez a discussão sobre meio ambiente em âmbito mundial. Sob a presidência de Collor, em 1992, o país recebeu mais de 200 líderes mundiais e sediou a realização da RIO-92, conhecida também como ECO-92. O encontro histórico é até hoje a base de uma série de compromissos assinados entre as nações comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Collor destaca que a conferência ainda é “um valor estruturante do mundo”.

De acordo com o senador, a RIO-92 representou um marco na relação da humanidade com o planeta, ação que até hoje tem importância e impacto quando se trata de cuidados ambientais.

Leia também

“A Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática e a Convenção das Nações Unidas sobre Biodiversidade continuam até os dias de hoje. Graças à Rio-92, a preservação do meio ambiente é hoje um valor estruturante do mundo contemporâneo e um eixo do nosso processo civilizatório”, explicou Collor.

Realizada no Rio de Janeiro, a conferência reuniu representantes de diversos países, sendo sessenta e um presidentes ou monarcas e quarenta primeiros-ministros. Entre as autoridades, destaca-se a participação do então presidente dos EUA, George Bush.

“Consagramos ali o conceito inovador de desenvolvimento sustentável, que incorporou, de maneira inseparável, as dimensões humana e econômica nos debates internacionais sobre meio ambiente”, destaca Collor.

COMPROMISSO PERMANENTE

Também por iniciativa do senador Collor, o Brasil realizou outro encontro global em 2012, a Rio+20, com o objetivo de fazer um balanço dos resultados alcançados desde a ECO-92.

"O princípio do não-retrocesso foi uma das grandes conquistas da Rio+20. Com o evento, o Brasil, merecidamente, consolidou-se como interlocutor incontornável, protagonista ponderado, construtivo e confiável nas negociações relevantes sobre meio ambiente”, observou o senador.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas