Candidatos à Prefeitura de Maceió vão estar lado a lado, na noite desta quinta-feira (12), em debate promovido pela Central Gazeta de Notícias. Mediado pelo jornalista Wyderlan Araújo, o confronto acontecerá nos estúdios da GazetaNews, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo canal 525 (NET/Claro), pelo portal Gazetaweb e pelo Youtube (canal gazetanewsal). Além disso, os bastidores do debate serão acompanhados pela Rede Gazeta de Rádios e também contarão com cobertura completa da redação Márcio Canuto, da Gazetaweb e Gazeta de Alagoas.
Para garantir que todo o processo fosse o mais democrático possível, todos os candidatos – JHC (PL), Lenilda Luna (UP), Lobão (Solidariedade), Rafael Brito (MDB), Nina Tenório (PCO) e Rony Camelinho (Agir) – foram convidados a participar. No entanto, Nina não enviou representantes para a reunião entre os assessores das campanhas, ocorrida no prédio da Organização Arnon de Mello (OAM), no dia 27 de agosto.
Leia também
O debate terá cinco blocos com critérios previamente definidos e acordados com a assessoria das coligações. No primeiro, segundo e quarto, os candidatos farão perguntas entre si com tema de livre escolha. Cada um perguntará e responderá uma única vez em cada rodada, com tempo cronometrado para pergunta, resposta, réplica e tréplica.
No terceiro bloco, os temas serão sorteados ao vivo pelo mediador, envolvendo saúde, educação, habitação, turismo, funcionalismo público, mobilidade urbana, geração de emprego e renda, meio ambiente, infraestrutura e saneamento e bairros afetados pela mineração. As regras para perguntas, respostas e discussão do assunto sorteado são as mesmas dos demais blocos.
No último, cada concorrente terá um minuto e meio para fazer as considerações finais. A ordem será definida por sorteio feito na hora, pelo mediador, que tem experiência na condução destes programas.
“Espero que os candidatos promovam um debate propositivo, apresentando propostas reais e viáveis para os maceioenses. Esse momento será crucial para a apresentação de ideias e para discutir construtivamente melhorias para as necessidades diárias da população. Acredito que essa será uma oportunidade valiosa para que o eleitor reflita e decida em quem confiar seu voto no próximo dia 6 de outubro”, avalia Wyderlan Araújo.
“São cerca de 100 pessoas envolvidas diretamente no debate promovido pela Central Gazeta de Notícias. As sabatinas que realizamos até hoje, bem como o debate, foram sucesso de audiência e de engajamento nas redes sociais. O que foi discutido repercutiu, virou cortes e pautou o pleito. A participação de todos convidados, critério estabelecido pela OAM nesta quinta-feira, reforça o nosso compromisso com a democracia e com a discussão sobre o pertencimento à nossa cidade. Esperamos um debate propositivo, com foco nas questões que fazem parte do nosso cotidiano. Quem ganha com isso é a sociedade”, reforçou o coordenador da Central Gazeta de Notícias, Jonathas Maresia.
Para a diretora de Jornalismo da GazetaNews, Patrícia Barros, este é um momento histórico pela contribuição que a OAM dá ao processo eleitoral, dando oportunidade para os eleitores que ainda estão indecisos de escolherem seu candidato. “Realizamos as sabatinas com os candidatos a prefeito de Maceió e agora nos preparamos para o primeiro debate de uma TV em Maceió. Acreditamos na importância desse processo democrático e, por isso, todos os candidatos foram convidados. Será a maior transmissão multiplataforma nestas eleições e mais de 30 profissionais estão envolvidos para a realização desse debate”.