A Central Gazeta de Notícias promove, nesta terça-feira (17), um debate entre candidatos à Prefeitura do município de Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió. O confronto será mediado pelo jornalista Wyderlan Araújo e está marcado para começar às 20h, nos estúdios da GazetaNews, com transmissão ao vivo multiplataforma: pela TV, canal 525 (NET/Claro), portal Gazetaweb e YouTube (canal GazetaNewsAL).
Além disso, os bastidores do debate serão acompanhados pela Rede Gazeta de Rádios e também contarão com cobertura completa da redação de Márcio Canuto, da Gazetaweb e da Gazeta de Alagoas.
Leia também
Foram convidados, por ordem alfabética, os candidatos Carlos Gonçalves (PP), Dr. Zé Ivan (Solidariedade), Izabelle Lins (PDT), Pedro Victor (MDB), Professor Romildo (PL) e Silvano (PT). Para garantir que todo o processo fosse o mais democrático possível, todos os concorrentes foram chamados a participar. No entanto, Carlos Gonçalves não enviou representantes para a reunião de apresentação das regras, ocorrida no dia 30 de agosto, no prédio da Organização Arnon de Mello (OAM).
O debate terá cinco blocos com critérios previamente definidos e acordados com a assessoria das coligações. No primeiro, segundo e quarto blocos, os candidatos farão perguntas entre si sobre temas de livre escolha. Cada um perguntará e responderá uma única vez em cada rodada, com tempo cronometrado para pergunta, resposta, réplica e tréplica.
No terceiro bloco, os temas serão sorteados ao vivo pelo mediador e envolverão saúde, educação, habitação, turismo, funcionalismo público, mobilidade urbana, geração de emprego e renda, meio ambiente, infraestrutura e saneamento, e bairros afetados pela mineração. As regras para perguntas, respostas e discussão dos assuntos sorteados são as mesmas dos demais blocos.
No último bloco, cada concorrente terá um minuto e meio para fazer as considerações finais. A ordem será definida por sorteio realizado na hora pelo mediador, que tem experiência na condução desses confrontos.
Perfil dos candidatos em Rio Largo
Pedro Carlos da Silva Neto adotou o nome de Carlos Gonçalves, o CG. Ele é sobrinho da esposa do atual prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves. Foi secretário de Governo de GG, tem 32 anos e é advogado. Tem a missão de continuar o legado da família Gonçalves na cidade. O partido dele está coligado com o Avante e o União Brasil. O candidato a vice na chapa é o eletricista Peterson Henrique, também do PP.
Ivan Alexandrino Paes, o Dr. Zé Ivan, tem 60 anos, é médico e estreante na política. Atualmente, é o presidente do diretório municipal do Solidariedade em Rio Largo. O pastor Ronaldo Correia é candidato a vice-prefeito, também do Solidariedade.
Anny Izabelle Torres Melo Lins de Souza é esposa do ex-prefeito de Rio Largo, Toninho Lins, que iniciou o ano como virtual candidato, mas passou o bastão para a ex-primeira-dama. Ele tinha impedimentos legais que poderiam barrar a sua candidatura, mas recentemente foi inocentado pela Justiça. Izabelle Lins tem 45 anos, é estreante na política e se filiou ao PDT este ano. O partido se uniu ao PSB e Republicanos para a disputa.
Pedro Victor de Araújo Júnior era diretor-presidente do Ceasa até junho, quando foi exonerado pelo governador Paulo Dantas (MDB). O empresário de 51 anos ensaiou uma composição com a ex-primeira-dama Izabelle Lins, mas a aliança não vingou. Esta é a sua quinta eleição e ele jamais foi eleito. Já foi candidato a vereador, vice-prefeito e a prefeito por três vezes (incluindo esta).
Romildo Elias Calheiros Júnior, o Professor Romildo, tem 46 anos, é vereador em seu segundo mandato e foi intimado pelo prefeito de Maceió, JHC, que é presidente do diretório estadual do PL, para concorrer à prefeitura de Rio Largo este ano.
A lista encerra com o comerciante Silvano Vieira dos Santos, que foi candidato a deputado estadual em 2022, ficando na suplência da Federação Brasil da Esperança. Ele tem 55 anos.