Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Câmara encerra ano com aprovação da LOA e homenagem a Maceió

Prefeito em exercício, Kelmann Vieira, participou da sessão e de evento comemorativo aos 200 anos da capital

A Câmara Municipal encerrou na tarde desta terça-feira (15) o ano legislativo de 2015 com uma homenagem aos 200 anos de Maceió e o descerramento de uma placa alusiva à data no primeiro andar do edifício-sede da Casa. O ato contou com a presença do prefeito em exercício, vereador Kelmann Vieira (PMDB). E com o coral Prisma, que fez uma apresentação, cantando músicas natalinas e sobre a capital alagoana. Na placa, constam os nomes com fotos de todos os parlamentares da atual legislatura.

Durante a sessão ordinária do dia, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a proposta orçamentária para o ano de 2016, encaminhada pelo Executivo, com 120 emendas. A Lei Orçamentária Anual (LOA) estima receitas e fixa despesas em R$ 2,5 bilhões. Para garantir a aprovação, o Legislativo realizou uma sessão extraordinária, cumprindo assim com as obrigações antes de entrar em recesso. A sessão marcou também o retorno do vereador Cléber Costa (PT), após licença médica.

Leia também

Ainda em Plenário, o prefeito em exercício de Maceió, vereador Kelmann Vieira, destacou o entrosamento entre os poderes. "É preciso ressaltar o esforço de todos que compõem a Câmara em colaborar de forma sempre positiva com a administração municipal e, por isso, fomos convidados pelo prefeito Rui Palmeira para assumir o comando da Capital por 12 dias. Foi um reconhecimento ao trabalho e a postura do Legislativo, que mesmo sendo um poder independente, não foge de cumprir o seu papel de melhorar a vida da população", destacou.

Kelmann Vieira aproveitou o momento e também fez um balanço do ano legislativo. "Tenho orgulho de estar no cargo de prefeito em exercício, sem qualquer vaidade pessoal, porque posso inaugurar obras que surgiram a partir da cobrança e reivindicação dos vereadores. Isso é importante. Assim como tenho orgulho de participar deste momento bastante produtivo da Câmara. Nunca se debateu tanto, nunca se discutiu tanto, nunca os parlamentares municipais estiveram tão próximo das comunidades. E o ano de 2015 foi assim de aprofundar a transparência do Poder, de agir com ética e resgatar a credibilidade da Câmara", afirmou.

Segundo a presidente da Câmara em exercício, Simone Andrade (PTB), o Legislativo municipal viveu mais um momento histórico, já que LOA foi aprovada, pela primeira vez, com a presença do prefeito da Capital em Plenário.

Para o vereador Silvio Camelo (PV), a passagem de comando do município foi um gesto de reconhecimento, de confiança do prefeito Rui Palmeira. "Hoje, damos mais uma demonstração de entrosamento e parceria com o Executivo ao aprovarmos o orçamento, pois a Prefeitura poderá seguir com seu planejamento, cumprindo com seus compromissos na íntegra, sem problemas de dotação orçamentária", afirmou. "A Câmara cumpre o seu papel de forma republicana", completou.

A vereadora Fátima Santiago (PP), presidente da Comissão Permanente de Orçamento da Casa e relatora do projeto da LOA, afirmou que a matéria seguiu todos os trâmites até chegar ao momento de votação em Plenário, apesar da necessidade de aprovação com rapidez. "Foi um trabalho exaustivo, porém muito gratificante", disse ela.

Segundo o líder do governo, vereador Eduardo Canuto (PV), "o sentimento do Executivo é de gratidão a toda a bancada e, em especial, à mesa diretora pela aprovação de todas as matérias encaminhadas ao longo do ano".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas