Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Câmara de Maceió aprova auxílio-alimentação para conselheiros tutelares

Após aprovação, projeto foi levado para o executivo municipal

A Câmara de Vereadores de Maceió aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (19), o Projeto de Lei que institui auxílio-alimentação para os conselheiros tutelares da capital. Ao todo o benefício irá alcançar 50 profissionais que atuam na capital alagoana. O valor a ser pago corresponde a 25% dos atuais vencimentos  do exercício da atividade.

A matéria foi incluída na ordem do dia após um pedido verbal da vereadora Gaby Ronalsa (União Brasil) e tinha sido protocolada pela categoria no início de 2022.

Leia também

"Gostaria de parabenizar aos conselheiros da cidade de Maceió que já se queixavam dos valores pagos a categoria. Como presidente da Comissão da Criança e do Adolescente agradecemos aqui a prefeitura e nos colocamos como parte dessa vitória e para que, além disso, possamos criar melhores condições de trabalho", destacou o vereador Leonardo Dias.

Segundo o vereador Francisco Sales (PSB), para ser conselheiro tutelar é necessário que se tenha "competência" e "vocação".

"A prefeitura está dando um exemplo a todos esses profissionais que mudam a história de nossas crianças. Nessa casa, nunca nenhum dos 25 vereadores ficarão contrários a essa categoria", defendeu a vereadora Silvânia Barbosa (MDB).

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vereador Chico Filho (MDB) relatou detalhes da tramitação da matéria e do envolvimento da casa. 

"Fizemos isso porque entendemos que esses homens e mulheres merecem respeito por conta do trabalho que desempenham com muito compromisso", completou Chico. 

Olívia Tenório (MDB) também apoiou a iniciativa por acreditar que a categoria desempenha uma função muito importante na sociedade.  

De acordo com o presidente Galba Netto, o projeto é uma vitória da casa, pois  a matéria poderia demorar até 30 dias para tramitar.

"O projeto representa compromisso da casa com a atividade que vocês desempenham, sabendo da importância que têm para o fortalecimento da nossa sociedade, mas especialmente para a defesa das nossas crianças e adolescentes", enfatizou o presidente. 

Emendas

Além do entendimento para a matéria, os vereadores também aprovaram emendas apresentadas pelo vereador Leonardo Dias. Uma delas define a responsabilidade de quem deve providenciar urnas eletrônicas para a eleição dos conselheiros.

Uma outra alteração envolve a garantia do horário de almoço de 2 horas para os conselheiros, desde que não interfira nos respectivos atendimentos. Além de garantir que, em caso de candidaturas a cargos eletivos, os representantes não fiquem sem a respectiva remuneração.  

Por fim, a casa aprovou a alteração de redação que permitiu a retirada da vedação do exercício de outra atividade paralela a atividade de conselheiro. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas