
A Câmara Municipal de Maceió aprovou, nesta quinta-feira (27), um projeto de resolução que altera o horário das sessões ordinárias e encerra a modalidade híbrida (presencial e virtual). A mudança, que passa a valer a partir do dia 11 de março, estabelece que as sessões ocorrerão das 15h às 19h, nas terças e quartas-feiras, e das 10h às 14h, nas quintas-feiras.
Com a nova regra, os vereadores precisarão comparecer presencialmente ao plenário, sendo obrigatória a transmissão virtual das sessões. Aqueles que não puderem estar presentes deverão apresentar justificativa formal à Mesa Diretora antes do início dos trabalhos, salvo em casos urgentes devidamente comprovados.
Leia também
A decisão foi tomada em segunda discussão e aprovada com consenso entre os parlamentares. O presidente da Casa, vereador Chico Filho (PL), explicou que a mudança tem o objetivo de aprimorar a dinâmica dos debates e a organização das atividades legislativas. Ele também informou que não haverá sessão no dia 6 de março, pois serão feitos ajustes para a recepção dos concursados convocados para trabalhar no Legislativo.
A redefinição do horário das sessões foi uma proposta do vereador Delegado Thiago Prado (PP), enquanto o fim da modalidade híbrida foi reivindicado pelo vereador Rui Palmeira (PSD). Além dessas alterações, o projeto também ampliou a composição das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira e de Assuntos Urbanos, que agora passam a contar com sete membros. Outras comissões terão cinco integrantes, e algumas permanecerão com três.