Câmara aprova comenda e título de cidadão honorário para o presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Julio Cals

Presidente da entidade em Alagoas, Agarina Mendonça Vasconcelos, também será homenageada pelos vereadores

O destacado trabalho da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), durante a fase mais crítica da pandemia e, agora, na vacina contra a Covid-19, foi reconhecido na sessão plenária ordinária da Câmara Municipal de Maceió, dessa terça-feira (21). Os parlamentares aprovaram, por unanimidade, a Comenda do Mérito Cívico de Maceió para a presidente da entidade no Estado, Agarina Mendonça Vasconcelos, e a Comenda Mário Guimarães e o título de cidadão honorário ao presidente Nacional, Júlio Cals de Alencar.

Galba Netto (MDB) fez a indicação para Agarina enquanto, também, propôs para Júlio a Comenda Mário Guimarães, maior honraria da Casa. Cals receberá, ainda, o título de cidadão honorário da capital proposto pelo líder do governo na CMM, vereador Siderlane Mendonça (PSB), e a Comenda do Mérito Cívico de Maceió, indicada pela vereadora Gaby Ronalsa (DEM). Ao defender a indicação, o presidente da câmara lembrou que Agarina não mediu esforços para socorrer as vítimas mais vulneráveis da doença com coragem e determinação. Segundo Galba Netto, ela tem uma vida dedicada ao trabalho voluntário junto às pessoas mais necessitadas de Alagoas.

"Agarina vive a filantropia, em especial na Cruz Vermelha, com uma história que se confunde com a da própria entidade. Ela faz isso com um amor e empatia que merece todas as homenagens. E, no momento assustador da pandemia, lutou bravamente salvando vidas. Muitas vidas", enfatizou Galba.

Sobre a indicação do presidente Nacional da CVB, o presidente disse que, num momento importante de combate à doença, Júlio Cals encaminhou o ônibus da vacina para a capital, o que tornou possível imunizar mais de 12 mil pessoas em pontos estratégicos da cidade. 

"Poder homenagear com a maior honraria dessa casa uma pessoa tão importante, como Júlio Cals, que, há muitos anos, se dedica a causas filantrópicas pela entidade mais antiga da humanidade, que tem como missão salvar vidas, é muito importante. Ele trouxe para Maceió um equipamento que nos fez ser primeira capital brasileira a ter a vacinação itinerante. Imunizamos mais de 12 mil alagoanos, salvos pela ação direta do presidente da Cruz Vermelha" , completou o presidente.

Galba Netto conheceu, de perto, a estrutura quando tomou a primeira dose da vacina dentro do ônibus ao lado do prefeito JHC (PSB). Ao saber que Júlio Cals estaria em Maceió, nesta quinta-feira (23), quando será homenageado pela Prefeitura de Maceió, se antecipou em propor a honraria juntamente com os demais vereadores.