Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Cabo Bebeto homenageia General André Luiz Aguiar Ribeiro com entrega de título

Homenageado agradeceu a proposição da honraria e disse que estará sempre à disposição do estado


				
					Cabo Bebeto homenageia General André Luiz Aguiar Ribeiro com entrega de título
General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro foi homenageado na ALE. Divulgação

Em sessão solene realizada nessa sexta-feira (22), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) concedeu o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas.

Cabo Bebeto abriu uma solenidade destacando a importância da homenagem, que reconhece o comprometimento e a dedicação do agraciado. "Por esses e muitos outros motivos, esta Casa não hesitou em nenhum momento em conceder ao Senhor André Luiz Aguiar Ribeiro, o presente título de cidadão honorário, o qual, repito, tenho a honra de ser o portador, tendo-o, agora, como irmão conterrâneo".

Leia também

André Luiz Aguiar Ribeiro agradeceu a proposição da honraria e disse que estará sempre à disposição do estado. "Como soldado do glorioso exército de Caxias externo meus mais sinceros agradecimentos a esta Casa Legislativa pela chancela da referida homenagem. É com honra e gratidão que recebo o título de Cidadão Honorário de Alagoas. Este gesto de confiança não será esquecido".

O coronel André Verçosa, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, comentou que o General Ribeiro possui a conquista natural de um líder "e isso é inerente às grandes pessoas".

O homenageado

André Luiz Aguiar Ribeiro nasceu na cidade do Rio de Janeiro-RJ, em 1967. É filho de Antônio Ribeiro e de Maria da Penha Aguiar Ribeiro. Incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 21 de fevereiro de 1983, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), com sede em Campinas–SP, e foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria, em 9 de dezembro de 1989, sendo classificado no 19° Batalhão de Caçadores, sediado em Salvador, na Bahia.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), em 1997; a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), em 2007; e realizou o Curso de Estado-Maior Conjunto na África do Sul em 2010. Desempenhou, dentre outras, as funções de Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de 1993 a 1994, e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais(ESAO) de 2003 a 2006. Comandou a 2ª Companhia de Guardas, de 2001 a 2002, sediada em Recife–PE e o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado em Jaboatão dos Guararapes–PE, de 2011 a 2013.

Foi Coordenador de Segurança e Viagens Presidenciais no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e Adido Militar de Defesa junto à representação diplomática do Brasil na República Islâmica do Irã. Foi Chefe do Centro de Coordenação de Operações e Subchefe do Estado-maior do Comando Militar do Nordeste. Foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Militar Grau Comendador, Medalha do Pacificador, Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, Medalha Marechal Osório – O Legendário, dentre outras condecorações.

Como Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), Grande Unidade a qual pertence o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), determinou o desencadeamento das as ações de apoio à Defesa Civil Estadual e Municipal, não medindo esforços em colocar à disposição as Organizações Militares subordinadas à 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, sendo evidenciado esse apoio e integração com as autoridades de Defesa Civil, por ocasião da Operação Alagoas, que consistiu em um Exercício de Ajuda Humanitária em Apoio à Defesa Civil, no contexto do afundamento do solo do Bairro Pinheiro, em Maceió.

Sob o seu Comando, a “Mão Amiga” da 10ª Bda Inf Mtz, por intermédio do 59º BI Mtz, tem contribuído de forma significativa na realização de diversas ações cívico-sociais no Estado de Alagoas, sempre trabalhando em parceria com os diversos Órgãos Governamentais, e clubes de serviços, a exemplo do incentivo aos militares à constante doação voluntária de sangue aos hemocentros de Maceió, no contexto da Campanha Institucional do Exército: Ajudar está em nosso sangue; distribuição de alimentos por ocasião da Campanha Institucional do Exército: Ajudar está em nossas mãos - doe alimentos e brinquedos, quando foram distribuídas marmitas às pessoas em vulnerabilidade social da capital alagoana, assim como, cerca de uma tonelada de alimentos à população carente do Sertão Alagoano.

O general Ribeiro/Comandante da 10ª Bda Inf Mtz, o 59º BI Mtz, coordena o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Nordestino; a Operação Carro-Pipa, uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério da Defesa, que tem por objetivo a distribuição de água potável às populações rurais existentes no semiárido alagoano, atingidas pela seca e estiagem, sendo o Exército Brasileiro responsável pela execução, organização e fiscalização das ações. A Operação Carro-Pipa distribui água potável de qualidade para 38 municípios do Sertão Alagoano, beneficiando cerca de 150.000 pessoas.

Alinhado com as Diretrizes do Comando da 10ª Bda Inf Mtz, o 59º BI Mtz interage diretamente com a sociedade alagoana, ao incorporar, anualmente, cerca de 280 jovens, entre soldados, alunos, sargentos e oficiais temporários, os quais, após um período mínimo de 1 ano nas fileiras da instituição militar, retornam a suas atividades com um sólido conhecimento cívico e preparados para enfrentar e vencer os desafios que a vida oferece, bem como qualificados para serem inseridos no mercado de trabalho.

No mesmo contexto, o General Ribeiro idealizou e operacionalizou a implantação, no âmbito da 10ª Bda Inf Mtz, o Projeto Desmobilização, o cuja finalidade é auxiliar o militar temporário, no seu último ano de serviço, para o retorno à sociedade, após ser desincorporado das fileiras do Exército Brasileiro. Esse auxílio pode ser realizado de diversas maneiras, como a capacitação técnica-profissional em uma área, ou a flexibilização dos horários, visando facilitar os mecanismos de aprendizado em cursos, contribuindo para a inserção de cidadãos alagoanos no mercado de trabalho.

Por ocasião da Operação de garantia da Votação e Apuração (Op Gva), durante o pleito eleitoral de 2022, tropas integrantes da 10ª Bda Inf Mtz, tendo como Unidade base o 59º BI Mtz, sob o Comando do General Ribeiro, atuaram em parceria com o TRE-AL e os Órgãos de Segurança Pública estaduais, garantindo a segurança e a tranquilidade das eleições em Alagoas.

Compuseram a mesa de honra o desembargador Otávio Praxedes, do Tribunal de Justiça de Alagoas; o Coronel André Verçosa, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas; Romany Cansanção, procurador do Estado e presidente da Associação dos Ex- Combatentes e Amigos do Museu da 2ª Guerra Mundial; Coronel Adelmo de Souza Carvalho Filho, Comandante de 59º Batalhão de Infantaria Motorizada; o Tenente Coronel F. Soares representando o comandante da Polícia Militar de Alagoas, Paulo Amorim; o Coronel Alderico Ramos de Oliveira antigo comandante do 59º BI MTz e o Delegado Robervaldo Davino da Polícia Civil de Alagoas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X