O presidente do PT em Alagoas e agora ex-candidato à prefeitura de Maceió, Ricardo Barbosa, acatou a decisão da direção nacional do partido de retirar sua candidatura ao pleito para apoiar o deputado federal Rafael Brito, que disputará a Prefeitura de Maceió pelo MDB. No entanto, ele disse que a executiva municipal do PT optou, nesta terça-feira (30), por não fazer indicação a vice para compor chapa com Brito.
Em entrevista à Gazeta, ele lamentou a decisão do diretório nacional do PT e disse que ela ocorreu de forma não diplomática, mas que a executiva municipal resolveu acompanhar a decisão. Ele considera que a melhor opção seria a manutenção da sua candidatura para a disputa na capital.
Leia também
“Eu lamento bastante no que diz respeito a forma como isso se deu. Porque se minha candidatura não tivesse sido homologada não teria ido às ruas. Foi uma candidatura legítima. Só que essa discussão, posteriormente, ganhou uma nova versão, que foi quando o MDB procurou a direção nacional pleiteando a retirada da minha candidatura”, expôs ele.
Até agora, segundo Barbosa, somente o governador Paulo Dantas (MDB) o procurou para uma conversa.
“À exceção do governador, que foi o único a me chamar para tratar sobre o assunto, não fui chamado por nenhum dos atores dessa decisão. Isso foi um problema de diplomacia”, afirmou Ricardo Barbosa.
Ele afirma que, em reunião que aconteceu até a noite desta terça-feira (30), o diretório municipal do PT votou com 12 votos a favor, um contra e uma abstenção pelo acatamento da decisão da executiva nacional, porém sem a indicação para candidato a vice na chapa de Rafael Brito.
“O PT de Maceió vai acatar a decisão da executiva nacional e coligar com a candidatura do MDB, porém não irá compor a chapa majoritária. Rafael Brito, embora tenha apoio do PT, não terá o vice do PT. Não é prioridade para o PT está na disputa majoritária como vice”, afirmou Barbosa.
Agora, Rafael Brito herdará o tempo de TV do PT e também buscará a vinda do presidente Lula ao seu palanque em Maceió. O pleito contra o prefeito JHC (PL) terá ainda a participação do ex-vereador e ex-deputado federal Lobão (Solidariedade).
Barbosa continuará na Presidência do partido no Estado. O projeto eleitoral do PT em Alagoas tem mais de 300 candidatos a vereador e 13 candidaturas à prefeitura.