Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Bancada Municipalista requer ao Governo audiência para discutir repasse do ICMS

Documento foi protocolado junto ao Governo; AMA deve participar da audiência

A Bancada Municipalista da Assembleia Legislativa, composta por 18 parlamentares, protocolou no Palácio República dos Palmares um requerimento para que seja marcada uma audiência conjunta entre o Parlamento, o Governo do Estado e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), para discutir a recomposição do repasse do ICMS a patamares do mesmo período de 2019. O documento foi protocolado nessa quarta-feira (15).

Os integrantes da bancada são as deputadas Jó Pereira, Fátima Canuto, Cibele Moura, Flávia Cavalcante e Ângela Garrote, e os deputados Davi Maia, Bruno Toledo, Paulo Dantas, Jairzinho Lira, Francisco Tenório, Cabo Bebeto, Tarcizo Freire, Ricardo Nezinho, Breno Albuquerque, Gilvan Barros, Inácio Loiola, Davi Davino e Marcelo Beltrão.

Leia também

Além da marcação da audiência, o grupo solicitou o estabelecimento de uma mesa de negociação permanente, composta pelo governador Renan Filho; pelo secretário da Fazenda, George Santoro; secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques; representantes da Bancada Municipalista e dos prefeitos alagoanos, composta pela presidente da AMA, Pauline Pereira, e um prefeito de cada região administrativa.

No texto, os parlamentares ressaltam que o pedido a recomposição do repasse do ICMS para os municípios já foi alvo de requerimentos aprovados na Casa de Tavares Bastos, e reforçam a preocupação com o fato de a crise decorrente da pandemia do covid-19 afetar com maior intensidade os pequenos e médios municípios, extremamente dependentes das transferências constitucionais de recursos, como FPM e ICMS.

"É imprescindível que seja elaborado um estudo técnico da arrecadação do Estado, levando em consideração a suspensão do pagamento da dívida da União por parte do Estado de Alagoas, no sentido de possibilitar a recomposição do repasse do ICMS nos mesmos patamares de 2019, trazendo um menor impacto na receita dos 102 municípios alagoanos, que, assim como o Estado de Alagoas, teve garantido pelo Governo Federal o repasse do FPM/FPE nesses mesmos parâmetros", ressalta um trecho do documento.

A manifestação conjunta salienta ainda que é competência dos municípios a política de atenção básica, responsável pela prevenção e diagnóstico do Covid-19, além da assistência aos mais vulneráveis, lembrando que a redução dos repasses irá impactar diretamente na prestação de serviços à população, além da possibilidade de comprometer o pagamento da folha de servidores, fornecedores e prestadores de serviços essenciais.

"Com a recomposição dos repasses do FPE e FPM por parte do Governo Federal e a suspensão do pagamento da dívida da União pelo Estado de Alagoas, o que provoca uma folga financeira da ordem de cerca de R$ 30 milhões, consideramos importante dialogarmos e construirmos alternativas conjuntas para garantir a saúde financeira de todos, Estado e Municípios", destaca outro ponto.

Ainda conforme o pleito dos deputados, as reuniões podem ser virtuais ou híbridas, possibilitando, inclusive, a participação da equipe técnica das secretarias de Estado envolvidas na mesa de negociação.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas