Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Bancada federal se compromete em aprovar pauta municipalista

Entre as propostas, está a que unifica as eleições e amplia mandatos dos atuais prefeitos e vereadores

Em  encontro realizado nessa segunda-feira (27),  no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas  (OAB- AL), em Maceió, representantes da bancada alagoana no Congresso Nacional firmaram o compromisso de atuar para a aprovação de projetos de interesses dos prefeitos, a chamada pauta municipalista. Entre os pontos principais, está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que unifica as eleições no País.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Na reunião, a proposta foi defendida pelo relator da matéria, deputado federal pelo Mato Grosso do Sul, Valtenir Pereira. A PEC 376/2009 prevê a coincidência das eleições gerais no Brasil, levando para 2022 o mandato de prefeitos e vereadores que estão no exercício do cargo. A PEC ainda estabelece a coincidência geral dos pleitos para todos os mandatos eletivos, aumenta de 8 para 10 anos o mandato de senador, estabelece o mandato de 5 anos para todos os cargos eletivos e põe fim ao instituto da reeleição para os cargos do Poder Executivo. A proposta ainda será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois pelo Senado.

Leia também

No encontro, promovido pela Associação dos Municípios Alagoano (AMA), em parceria da União de Vereadores de Alagoas (Uveal) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o presidente da Uveal e vereador por Arapiraca, Fabiano Leão, e o representante da UVB, Anísio Amorim, defenderam a necessidade do apoio dos parlamentares na tramitação da PEC que unifica os mandatos.

Entre as matérias debatidas no encontro, constaram o projeto que aumenta em 1% os recursos do Fundo de Participação dos Municípios  (FPM);  a nova Lei de Licitacões; o Pacto Federativo; a reforma da Previdência, além da PEC da unificação dos mandatos.

Shorts Youtube
Play
Adeus do xerife Alvinegro - 09/07/2026

Adeus do xerife Alvinegro - 09/07/2026

Play
União Alvinegra - 08/07/2026

União Alvinegra - 08/07/2026

Play
Problema no gol azulino - 07/07/2026

Problema no gol azulino - 07/07/2026

Play
Derrota Azulina - 06/07/2026

Derrota Azulina - 06/07/2026

Play
Do sonho à frustração - 06/07/2026

Do sonho à frustração - 06/07/2026

"Nosso objetivo aqui é melhorar a vida dos cidadãos. É importante frisar que a bancada já avançou com pautas importantes", declarou a senadora Renilde Bulhões,  suplente do senador Fernando Collor, que se encontra de licença da função.

"Nosso papel enquanto deputado federal, especialmente o meu, como coordenador da bancada, é apoiar todos os projetos de lei que estão tramitando no Congresso Nacional que os municípios tenham no pacto federativo o seu devido respeito, através do Governo Federal", assegurou o deputado Marx Beltrão, líder da bancada alagoana no Congresso.

Para o presidente da AMA, Hugo Wanderley, o apoio da bancada é fundamental para avançar com as pautas. "Nós sabemos a grave crise financeira que o país passa, ainda mais os municípios. Então é o momento de discutirmos. Nós temos trabalhado nacionalmente, todos os estados e as associações municipalistas, essas pautas com junto às suas bancadas. E eu estou muito confiante agora com o pacto federativo", afirmou.

Com informações da AMA

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas