Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Autistas e gestantes de alto risco terão gratuidade em estacionamentos

Câmara Municipal derrubou vetos do Executivo; medida também beneficia ambulantes, idosos e deficientes

A Câmara Municipal de Maceió voltou a apreciar vetos do Executivo a projetos de lei e iniciativas do Legislativo, em sessão ordinária dessa terça-feira (10), na sede da Casa, no Jaraguá. Com a derrubada de três votos, pessoas maiores de 60 anos, gestantes em risco, pessoas com espectro autista e pessoas com deficiência física e mental terão cartão especial que garantirá estacionamento gratuito.

Entraram na Ordem do Dia mais cinco vetos dos mais de 30 que têm trancado a pauta do Parlamento municipal. A apreciação se iniciou na semana passada e os vereadores derrubaram 4 dos cinco postos em análise.

Leia também

"Como acordado com o líder do governo aqui na Câmara e demais vereadores, demos prosseguimento à deliberação e votação dos vetos feitos pelo Executivo que ainda estão na Casa, com o objetivo de destrancar a pauta para outras iniciativas do Legislativo. Seguimos o ritmo de trabalhos intensos", destacou o presidente da Câmara de Maceió, Kelmann Vieira (PSDB).

Os projetos seguem para o chefe do Executivo, para que sejam sancionados. Caso o prefeito não o faça, dentro de um prazo de 48 horas, eles retornam à Câmara para promulgação pelo presidente da Casa e, assim, as novas leis entram em vigor.

Três dos vetos são de autoria da vereadora Silvania Barbosa (PRTB). Com a derrubada, ambulantes, gestantes em risco, maiores de 60 anos, autistas e pessoas com deficiência física e mental em Maceió deverão ser beneficiadas. A decisão também incentiva denúncias de fiações em desuso pela cidade para que seja realizada a retirada.

Um dos vetos rejeitados dispõe sobre a criação de um cartão especial que garantirá estacionamento gratuito para determinado público na cidade. O credenciamento deverá ser feito pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), quando solicitada. O cartão deverá ficar em local exposto no carro e deverá ter, além dos dados do beneficiário, o símbolo de acesso.

Para garantir o cartão será necessária a apresentação de carteira de identidade, CPF, laudo médico comprovando o grau de deficiência e comprovante de residência. Se o deficiente for menor de 18 anos ou incapaz, deverão ser apresentados os documentos dos pais ou responsáveis legais.

A SMTT pode cassar o cartão a qualquer momento, em caso de descumprimento ou irregularidade comprovada. A multa foi fixada em R$ 1 mil e a SMTT pode atualizar esse valor.

AMBULANTES

A Câmara também aprovou nova alteração do Código de Posturas de Maceió, garantindo aos ambulantes o uso do jogo de mesas e cadeiras, desde que respeitada a faixa livre de 2 metros para a circulação de pedestres.

A mudança ocorre no inciso II, do artigo 286, do parágrafo 1º, da Lei 3.538/1985, de 23 de dezembro de 1985 do Código de Posturas. O objetivo é melhorar o serviço aos consumidores.

A decisão teve como base a Lei 6.633, de 27 de abril de 2017, dos "food trucks", que, em seus artigos 9º e 13º, do item IX, libera o uso desses equipamentos, além do item 15 das Normas e Condutas de Funcionamento dos Prestadores de Serviços da Orla e Logradouros Públicos, de 06 de agosto de 2009.

FIAÇÃO

A Câmara também derrubou o veto sobre o uso excedente de fiação na cidade. Com a derrubada, as empresas privadas e órgãos públicos responsáveis serão obrigadas a retirar fiação em desuso ou desnecessária em toda a cidade. A retirada deve ser solicitada pelos cidadãos, por meio de protocolo e requerimento aos prestadores de serviço, que terão 24 horas para realizar o serviço.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas