Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Audiência Pública discute saúde, educação e segurança para a população LGBTQIA+

Proposição foi da vereadora Teca Nelma após apelo das entidades pela falta de políticas públicas

A pauta da Audiência Pública na Câmara dos Vereadores, na manhã desta segunda-feira (27), foram voltadas para a população LGBTQIA+ em relação a saúde, educação e segurança.

Convocada pela vereadora Teca Nelma (PSDB), o evento reuniu representantes governamentais e integrantes de ONGs que atuam na capital e no Estado. "É importante que todos possam ter voz para a partir dessas falas, nós do parlamento traçarmos políticas públicas e cobrarmos também. Não adianta apenas criar leis, mas sim fazer com que elas de fato funcionem", disse Teca, em seu discurso de abertura.

Leia também

Em seguida, a gerente de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandra Lidugero, apresentou ações e o desenvolvimento da política de saúde na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que possui um plano de trabalho próprio totalmente voltado para a atenção a população LGBTQIA+. A principal conquista destacada foi uma rede de atenção com profissionais especializados.

O presidente do Grupo Gay de Maceió, Messias Mendonça, lamentou a ausência de vereadores, além da propositora da audiência. Ele lembrou que a casa aprovou nos últimos anos 12 leis de reconhecimento da população LGBTQIA+. Ele também cobrou que o município divulgue e aplique as legislações já aprovadas.

A Assessora Técnica da Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Jade Soares, detalhou o plano de ação da secretaria focada nessa população. Jade explicou que a Semudh acolhe e recebe denúncias de ataques e as encaminha para as autoridades de segurança do Estado.

O presidente do Conselho Municipal de Direitos e Cidadania LGBTQI+, Roberto Silva, denunciou casos de violência. "A cada 36 horas um de nós é morto. Só neste ano, em Alagoas, foram registrados 80 homicídios de nossa comunidade. Ano passado foram 175 mortes. Estes crimes precisam ser identificados com a nomenclatura de transídio", observou Roberto. "Além disso, gostaríamos de saber até quando a Semed e a Seduc continuarão sem adotar o nome social. Nós somos livres para nossa orientação, como consta na Lei de Diretrizes Básicas (LDB)", questionou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas