Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Audiência pública: Câmara Municipal aborda superlotação do HGE e necessidade de remanejamento de pacientes

Outros hospitais deverão oferecer leitos para cirurgias de alta complexidade, como as cirurgias cardíacas

Uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (26) na Câmara de Vereadores de Maceió abordou a situação de superlotação vivenciada diariamente no Hospital Geral do Estado (HGE). Uma das providências que está sendo adotada é o remanejamento de pacientes de acordo com a classificação de risco.  Isso começou a ocorrer a partir desta sexta-feira.

Dentre os problemas apontados durante a audiência está o fato de que, apesar do HGE servir para atender pacientes em situação de urgência e emergência, o hospital tem realizado atendimentos que poderiam ser efetuados nos hospitais de referência, a exemplo de atendimentos oncológicos e cardíacos.

Leia também

De com os dados apresentados na audiência pública, o HGE apresenta uma média de 620 cirurgias por mês, sendo que 25 ou 30, ocorrem por dia a depender da demanda. Por conta da superlotação, foi realizado um novo planejamento de distribuição de pacientes para outras unidades que integram a rede de apoio.

Outros hospitais deverão oferecer leitos para cirurgias de alta complexidade, como as cirurgias cardíacas. Santa Casa, Carvalho Beltrão e Veredas juntos ofertarão 120 leitos, o que pode evitar acúmulo de pacientes vasculares no HGE. Assim também ocorrerá para pacientes oncológicos.

Segundo a coordenadora da Atenção Especializada do Município de Maceió, Sandra Oliveira Torres, todos os esforços para o redirecionamento e redimensionamento de fluxo do HGE são importantes. Por outro lado, acredita que não será algo fácil por conta da cultura das pessoas em relação ao atendimento no HGE. "Historicamente o HGE sempre deu solução para tudo e as pessoas assimilaram isso. Precisaremos de um trabalho grande e também com o apoio da mídia", disse Sandra.

Ela revelou que Maceió tem 52% de atendimento pela Atenção Básica. Tanto que algumas unidades municipais estão ampliando seu atendimento nos postos até às 21h no chamado "horário estendido". Outra ação importante é para os pacientes cardiológicos com a criação de um fluxo e suporte no PAN Salgadinho com a ampliação do número de profissionais naquela unidade. "Há ainda a importância de fortalecemos as redes desde a atenção primária até a alta complexidade".

Para o vereador Pastor Oliveira (Republicanos) a discussão sobre o HGE é fundamental porque a unidade não é apenas referência, mas em alguns casos o único refúgio. Conforme lembrou, a saúde estadual tem méritos mas é preciso que todos estejam atentos para os riscos em relação a pandemia por conta dos festejos do final do ano e o carnaval. "Sou radialista e todos os dias conscientizo as pessoas sobre a necessidade da segunda dose, a terceira dose e os cuidados", disse Oliveira.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas