Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Associação ajuíza ação para garantir vaga de conselheiro ao MP de Contas

Após cinco meses da entrega de lista tríplice, Renan Filho ainda não nomeou candidato ao Tribunal de Contas do Estado

Passados cinco meses da entrega da lista tríplice ao governador Renan Filho (PMDB), a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) ajuizou, na noite dessa quarta-feira (02), um mandado de segurança contra o chefe do Executivo, a fim de assegurar a nomeação de um procurador de Contas para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), vago com a aposentadoria de Luiz Eustáquio Toledo. 

No mérito, a associação nacional reafirma o entendimento de que o cargo vago deve, obrigatoriamente, ser destinado a membro do MP de Contas.

Leia também

De acordo com o órgão, a ação também foi motivada pelo risco de a vaga ser destinada à pessoa alheia ao MP de Contas. "Além da demora ilegal e injustificada, a ameaça a direito líquido e certo do MPC decorre do fato de o governador Renan Calheiros Filho ter declarado, por várias vezes, ter dúvida se a referida vaga seria mesmo vinculada ao MP de Contas ou se seria de sua livre escolha", diz nota. 

No mandado de segurança, a AMPCON pede a concessão de medida liminar "para evitar grave lesão a direito constitucional dos Procuradores do MP de Contas impedindo que o governador indique pessoa estranha ao MP de Contas para o cargo vago". 

No mérito, o pedido final busca sanar a "ilegal" e "desarrazoada omissão do governador do Estado", obrigando-lhe a indicar um dos membros do MP de Contas ao cargo vago de conselheiro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas